Nova edição dos Prémios Empreendedor XXI com candidaturas de 171 startups portuguesas

A quarta edição do concurso dinamizado em Portugal pelo BPI atribuirá um prémio no Norte e Centro e outro em Lisboa, Sul e Ilhas e cada vencedor receberá 5 mil euros.

A quarta edição em Portugal dos Prémios Empreendedor XXI (PEXXI) recebeu 171 candidaturas de startups portuguesas, o que corresponde a aumento de 23% em relação ao concurso do ao passado, quando foram registadas 139 inscrições.

Os PEXXI decorrem em paralelo, em Portugal e em Espanha, no caso dos “Prémios Territoriais” (duas regiões em Portugal e 17 em Espanha), e em conjunto, nos “Prémios Desafios”, que serão atribuídos em junho de 2021 e que contam com oito desafios destacados (ver abaixo) para os quais se inscreveram 955 empresas da Península Ibérica.

Nesta edição serão atribuídos dois prémios em Portugal: um no Norte e Centro e outro no Lisboa, Sul e Ilhas e cada vencedor receberá 5 mil euros. Os empreendedores vitoriosos serão conhecidos em maio de 2021 e receberão a distinção no âmbito de uma Innovation Summit.

Os PEXXI são uma iniciativa anual dinamizada pelo BPI em Portugal e pelo CaixaBank em Espanha, através da DayOne, a divisão especializada para empresas de tecnologia, inovação e seus investidores. Em Portugal, esta iniciativa conta, pelo terceiro ano consecutivo, com o Alto Patrocínio do Ministério da Economia e com o apoio da Agência Nacional de Inovação (ANI).

Quais os desafios?

  • CidadeXXI (cidades sustentáveis)
  • ViveXXI (hotelaria e turismo)
  • Bem-EstarXXI (saúde dos cidadãos)
  • SementeXXI (setor agroalimentar)
  • PlanetaXXI (sustentabilidade do meio ambiente)
  • BancaXXI (setor financeiro)
  • JuntosXXI (impacto social)
  • DeepTechXXI (ciência e tecnologia)

Os vencedores de cada um dos desafios recebem um prémio no montante de 15 mil euros.

Todos os vencedores (territoriais e dos desafios), bem como um finalista de cada desafio, terão também acesso a um programa de acompanhamento internacional num dos principais hubs de inovação mundial e a um programa de mentoring, com o acompanhamento de especialistas de cada sector. Desde a sua criação, em 2007, os PEXXI acompanharam mais de 400 empresas e investiram cerca de 6 milhões de euros em prémios.

Startups de inteligência artificial vencem os Prémios Empreendedor XXI

Ler mais
Recomendadas

Avila Spaces nomeado para melhor coworking do mundo nos Global Startup Awards

A empresa portuguesa Avila Spaces está nomeada para melhor coworking do Mundo

Too Good To Go já ‘salvou’ mais de 350 mil refeições do desperdício em Portugal

Este número de refeições reaproveitadas equivale a quase 900 toneladas de CO2 (dióxido de carbono) que não foram libertados para a atmosfera, caso essas refeições fossem desperdiçadas.

Programa ‘Mais Ajuda’ vai dar mais 333 mil euros à inovação social e apoio a idosos

É a segunda edição do programa. As candidaturas já abriram e decorrem até 28 de fevereiro.
Comentários