[weglot_switcher]

Nova tabela de preços da ADSE poupa 15 euros aos utentes

Por exemplo, nos medicamentos, a poupança será de 1,38 mihões para os utentes e a redução dos encargos para a ADSE será de 5,5 milhões de euros.
23 Janeiro 2018, 07h55

Os utentes pouparão 15 euros com a nova tabela de preços da ADSE, que vão entrar em vigor a 1 de março, escreve o “Jornal de Notícias” desta terça-feira. O preçário encontra-se em negociações com os privados até ao fim desta semana e prevê uma redução no montante anual pago pelos beneficiários de cerca de 12,7 milhões de euros.

Pelas contas do JN, tendo em conta os 831.407 trabalhadores e pensionistas que descontam para o sistema, a poupança média por utente será de 15 euros. Por exemplo, nos medicamentos, a poupança será de 1,38 mihões para os utentes e a redução dos encargos para a ADSE será de 5,5 milhões de euros.

Algumas destas práticas [revalorizações de atos médicos] não têm razão clínica e se houver disponibilidade para as corrigir podemos ver”, disse ao “Diário de Notícias/Dinheiro Vivo” o presidente da ADSE, Carlos Liberato Baptista.

Os novos preçários da ADSE diminuirão as transferências dos beneficiários e do instituto para os prestadores de cuidados de saúde privados. Na semana passada, veio a público que, após a rejeição do aumento dos preços pagos pelos beneficiários nas consultas, a nova proposta implica uma redução nos encargos quer para o sistema de proteção, quer para os beneficiários.

Pouco depois, o bastonário da Ordem dos Médicos classificou como “absolutamente escandalosos” os preços que a ADSE paga por alguns atos médicos, que muitas vezes não chegam sequer para as despesas do material usado em exames.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.