Novabase fecha semestre com lucro de 4,8 milhões de euros

O volume de negócios da empresa, que se fixou em 63,7 milhões de euros, subiu à boleia da “Next Gen”, que inclui Inteligência Artificial IoT, ‘cloud’, entre outras tecnologias de nova geração.”Permanecemos cautelosos em relação aos desafios que as atuais restrições a viagens levantam à conquista de novos clientes”, admite o CEO.

A Novabase conseguiu fechar o semestre com um resultado líquido positivo, apesar da pandemia. Nos primeiros seis meses de 2020, a tecnológica portuguesa teve um lucro de 4,8 milhões de euros, o que representa um crescimento de 193% em relação ao mesmo período do ano passado, e um EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de 5,5 milhões de euros.

A empresa de serviços de Tecnologias da Informação (TI), que conta atualmente com 1.742 trabalhadores, viu o volume de negócios crescer 14% em termos homólogos, para 63,7 milhões de euros, impulsionado pelo segmento de tecnologias de vanguarda – designada “Next Gen” e que inclui Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e cloud, entre outras.

O volume de negócios nesta área cresceu 12%, sendo que os mercados internacionais são responsáveis por uma fatia de 63% deste bolo, de acordo com a informação divulgada esta quinta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

“Embora a covid-19 não tenha tido efeitos assinaláveis na performance dos primeiros seis meses de 2020, permanecemos cautelosos em relação aos desafios que as atuais restrições a viagens levantam à conquista de novos clientes”, admite o CEO, no mesmo documento.

João Nuno Bento admite que a crise sanitária possa “influenciar as perspetivas de crescimento em 2021”, mas garante que “até à data, não é possível estimar os potenciais impactos”. “Adicionalmente, as nossas iniciativas de M&A [fusões e aquisições] irão, provavelmente, sofrer atrasos devido à volatilidade do mercado”.

A Novabase encerrou a sessão de hoje com uma desvalorização de 1,25%, para 3,15 euros, acompanhando as quedas generalizada das cotadas.

Ler mais
Recomendadas

Linha de apoio a micro e pequenas empresas disponível a partir desta quarta-feira

Para se poderem candidatar, as empresas terão de apresentar uma quebra abrupta e acentuada de pelo menos 40% da sua faturação, e não poderão ter beneficiado das anteriores linhas de crédito com garantia mútua. A SPGM avisa que as empresas em dificuldades não podem ter sede em países ou regiões com regime fiscal mais favorável (‘offshore’)”.

Farmacêutica Pfizer inicia ensaio clínico com quase 30 mil participantes

A farmacêutica norte-americana Pfizer e a biotecnológica alemã BioNTech iniciaram um ensaio clínico de uma potencial vacina para a Covid-19 envolvendo cerca de 30 mil participantes, foi anunciado esta quarta-feira.

Facebook lança versão do Tik Tok através do Instagram

O Reels é a aplicação que a empresa de Mark Zuckerberg criou para fazer frente ao rival Tik Tok. O lançamento acontece dias depois sa Microsoft anunciar as negociações para adquirir as operações nos EUA da aplicação de video da ByteDance na China.
Comentários