O presidente da Câmara de Vendas Novas, Luís Dias, afirma que está a aguardar notícias oficiais da Comissão Técnica Independente sobre qual a localização mais provável do próximo aeroporto de Lisboa, acrescentando que, analisando as circunstâncias, “estamos bem posicionados para conseguir esta localização”.
Luís Dias avança, em declarações à SIC Notícias, que “hoje aquilo que vamos fazer já de seguida ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) é perceber, perante estes critérios, onde é que Vendas Novas se localiza, encarando com muita confiança, “pelo trabalho técnico que foi feito e pelo que se defende para toda uma região”.
Para já Luís Dias vai reagindo “com naturalidade” às notícias que apontam para Alcochete como a mais provável localização, sublinhando que aguarda, no entanto, por novidades oficiais da Comissão Técnica Independente. “Também não esperamos que venha uma grande novidade desta apresentação, aquilo que sabemos é que foram analisados 21 critérios de localização, portanto a margem será sempre política para a decisão”.
A opção de Vendas Novas tem pontos positivos que, de acordo com o autarca, passam, por exemplo, “pelo menor impacto ambiental; e hoje em dia, no momento em que o planeta atravessa aquilo que atravessa, defender a melhor localização do ponto de vista ambiental é defender também o futuro. Por isso, Vendas Novas dá resposta clara a esse critério. Outro aspecto referido por Luís Dias é a ligação entre os vários tipos de transportes públicos. “Em Vendas Novas, temos uma grande vantagem neste âmbito, porque tem uma linha modernizada recentemente e porque de alguma forma vai dar garantias, quando o aeroporto estiver pronto, de uma ligação rápida e segura por via ferroviária, o que é extraordinário hoje, do outro lado, temos a rodovia, com o nó da Marateca”.
“Quanto à questão do abastecimento do próprio jetfuel…temos uma conduta a passar aqui no nosso concelho, portanto, analisando aquilo que é o potencial ambiental e financeiro do investimento, estamos numa região de utilização dos quadros de referência no que diz respeito aos fundos comunitários para fazer tudo aquilo que é adaptação para este aeroporto”, sublinha Luís Dias.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com