Novo Banco nomeia Mark Bourke para CFO

Mark Bourke deverá entrar em funções no Novo Banco previsivelmente no início do próximo ano, depois de completar o seu mandato no AIB e após autorização pelo Banco Central Europeu.

Mark Bourke foi nomeado como novo membro do Conselho de Administração Executivo do Novo Banco para a função de Chief Financial Officer (CFO), para o mandato em curso, “por deliberação hoje tomada pelo Conselho Geral e de Supervisão”, anuncia a instituição financeira em comunicado.

O até agora CFO da AIB vem substituir Jorge Cardoso, que se mantém no ‘board’ do banco. Esta informação já tinha sido avançada pelos jornais estrangeiros e foi hoje confirmada pelo banco português detido em 75 pelos norte-americanos da Lone Star.

Mark Bourke, 51 anos, é desde 2014 Chief Financial Officer do Allied Irish Bank, um dos maiores bancos na Irlanda que em 2010 foi intervencionado pelo estado irlandês, tendo em 2017 colocado no mercado parte das ações através de uma oferta pública inicial.

Mark Bourke anteriormente foi Chief Executive Officer e Chief Financial Officer da IFG, uma sociedade irlandesa de serviços financeiros, tendo antes de 2000 sido partner na PwC, descreve o comunicado.

“Fica assim completa a equipa executiva do Novo Banco composta por 8 membros”, diz o banco liderado por António Ramalho.

Mark Bourke deverá entrar em funções previsivelmente no início do próximo ano, depois de completar o seu mandato no AIB e após autorização pelo Banco Central Europeu.

Ler mais
Relacionadas

Lone Star muda CFO do Novo Banco. Mark Bourke substitui Jorge Cardoso

O chief financial officer do ano nomeado pelo Irish Times, vai ser o CFO do Novo Banco em 2019, substituindo Jorge Cardoso que se mantém no ‘board’. Há muito que era intenção da Lone Star nomear um administrador financeiro internacional.

BCE confirma Luís Ribeiro como administrador do Novo Banco

Este é o administrador com a área comercial de retalho que já estava em funções na Comissão Executiva liderada por António Ramalho, e cuja avaliação estava em curso no BCE. O Novo Banco vai ainda ter um novo CFO, o irlandês Mark Bourke, e Jorge Cardoso fica com a área de banca de investimento.
Recomendadas

KKR ganha concurso para a compra da carteira de 1,75 mil milhões de malparado do Novo Banco

O Novo Banco escolheu o fundo KKR que se apresentou a concurso com a Hipoges e com LX Partners, segundo apurou o Jornal Económico. O preço foi decisivo na escolha. A LX Partners vai ficar com os crédito ‘unsecured’ (sem garantias), tipo crédito ao consumo.

Emissão de obrigações do Novo Banco premiada pela International Financial Review

A primeira dívida subordinada emitida pelo Novo Banco, em junho de 2018, marcou o regresso da instituição financeira aos mercados. A operação incluiu a troca de obrigações sénior, tem maturidade de dez anos, com possibilidade de reembolso a partir do final do quinto ano, foi colocada junto de investidores privados com uma taxa de juro de 8,5%.

Bancos espanhóis perdem 43 mil milhões na bolsa este ano

Quando faltam duas semanas para o fim do ano, o valor de mercado dos seis grandes bancos espanhóis cotados na Bolsa de Madrid já encolheu 23,8% face a 2017.
Comentários