Novo Banco nomeia Mark Bourke para CFO

Mark Bourke deverá entrar em funções no Novo Banco previsivelmente no início do próximo ano, depois de completar o seu mandato no AIB e após autorização pelo Banco Central Europeu.

Mark Bourke foi nomeado como novo membro do Conselho de Administração Executivo do Novo Banco para a função de Chief Financial Officer (CFO), para o mandato em curso, “por deliberação hoje tomada pelo Conselho Geral e de Supervisão”, anuncia a instituição financeira em comunicado.

O até agora CFO da AIB vem substituir Jorge Cardoso, que se mantém no ‘board’ do banco. Esta informação já tinha sido avançada pelos jornais estrangeiros e foi hoje confirmada pelo banco português detido em 75 pelos norte-americanos da Lone Star.

Mark Bourke, 51 anos, é desde 2014 Chief Financial Officer do Allied Irish Bank, um dos maiores bancos na Irlanda que em 2010 foi intervencionado pelo estado irlandês, tendo em 2017 colocado no mercado parte das ações através de uma oferta pública inicial.

Mark Bourke anteriormente foi Chief Executive Officer e Chief Financial Officer da IFG, uma sociedade irlandesa de serviços financeiros, tendo antes de 2000 sido partner na PwC, descreve o comunicado.

“Fica assim completa a equipa executiva do Novo Banco composta por 8 membros”, diz o banco liderado por António Ramalho.

Mark Bourke deverá entrar em funções previsivelmente no início do próximo ano, depois de completar o seu mandato no AIB e após autorização pelo Banco Central Europeu.

Ler mais
Relacionadas

Lone Star muda CFO do Novo Banco. Mark Bourke substitui Jorge Cardoso

O chief financial officer do ano nomeado pelo Irish Times, vai ser o CFO do Novo Banco em 2019, substituindo Jorge Cardoso que se mantém no ‘board’. Há muito que era intenção da Lone Star nomear um administrador financeiro internacional.

BCE confirma Luís Ribeiro como administrador do Novo Banco

Este é o administrador com a área comercial de retalho que já estava em funções na Comissão Executiva liderada por António Ramalho, e cuja avaliação estava em curso no BCE. O Novo Banco vai ainda ter um novo CFO, o irlandês Mark Bourke, e Jorge Cardoso fica com a área de banca de investimento.
Recomendadas

EconPol diz que União Bancária não protege bancos europeus das repercussões de uma crise orçamental italiana

Os planos orçamentais do novo governo italiano têm o potencial de desencadear uma nova crise financeira, diz o analista da EconPol Europe, Timo Wollmershäuser.

PremiumGoverno enviou Margarida Corrêa de Aguiar e Caldeira Cabral para a CRESAP

O Ministério das Finanças quer acelerar as nomeações do regulador dos seguros por causa da reforma da supervisão financeira.

Criação de nova comissão de inquérito à gestão da Caixa aprovada no Parlamento

A iniciativa foi aprovada com o votos a favor do PS, PSD, CDS, BE e PAN e com a abstenção do PCP, PEV e do deputado não inscrito Paulo Trigo Pereira.
Comentários