O Novo Banco prepara-se para despedir 66 dos seus trabalhadores em Espanha, o equivalente a 27% dos seus trabalhadores no país vizinho, avança o El Confidencial esta terça-feira.
O banco detido maioritariamente pelo fundo norte-americano Lone Star conta com um total de 236 trabalhadores em Espanha.
O jornal espanhol cita fontes financeiras, avançando que o Novo Banco propôs aos sindicatos realizar um “Expediente de Regulácion de Empleo” (ERE), o equivalente a um despedimento coletivo.
Além dos despedimentos, o Novo Banco Espanha pretende fechar vários balcões, dos 18 que detém atualmente no país, de acordo com o jornal.
Segundo o El Confidencial, o Novo Banco não fez comentários.
O banco justificou o despedimento coletivo com a política monetária e o atraso nas expetativas de normalização das taxas de juros.
O Novo Banco Espanha conta com ativos totais de 2.200 milhões de euros, gerando receitas por juros no valor de 38 milhões de euros, e receitas por comissões no valor de 17 milhões, segundo dados da Associação Espanhola de Bancos (AEB). Já as despesas de gestão atingiram os 38,8 milhões de euros.
Já em 2016 o banco tinha realizado outro despedimento de trabalhadores em larga escala: 125 funcionários.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com