[weglot_switcher]

Novo centro de distribuição da Leroy Merlin nasce com investimento de 120 milhões

De acordo com a empresa, o novo centro permitirá centralizar todas as operações logísticas no país, resultando numa melhoria significativa da eficiência do serviço, maior disponibilidade de produtos e entregas mais rápidas, tanto nas lojas como nas encomendas online.
4 Dezembro 2024, 14h50

A Leroy Merlin inaugurou, no dia de ontem, 3 de dezembro, o seu novo Centro de Distribuição Nacional (CDN) em Castanheira do Ribatejo. A cerimónia contou com a presença de representantes da Leroy Merlin, GSE e Montepino, que celebraram a conclusão de uma parceria focada na sustentabilidade e eficiência no setor logístico.

Com uma área de 105.500 m² e composta por 10 células operacionais especializadas, esta nova infraestrutura representa um investimento significativo de 120 milhões de euros por parte da Montepino e de oito milhões de euros pela Leroy Merlin. Segundo o comunicado enviado à imprensa, o CDN é o maior centro logístico do país e marca um importante passo na expansão da capacidade logística da marca em Portugal.

O novo centro permitirá à Leroy Merlin centralizar todas as operações logísticas no país, resultando numa melhoria significativa da eficiência do serviço, maior disponibilidade de produtos e entregas mais rápidas, tanto nas lojas como nas encomendas online

Além das melhorias logísticas, a Leroy Merlin também prioriza a experiência dos colaboradores. O centro implementa rigorosos protocolos de segurança, formações regulares e soluções ergonómicas nos postos de trabalho, visando minimizar riscos e promover um ambiente de trabalho saudável. A infraestrutura conta ainda com áreas de apoio, como um refeitório moderno e um ginásio, para melhorar a qualidade de vida dos funcionários.

José Miranda, diretor de Supply Chain e Delivery da Leroy Merlin, salientou que “o cliente é uma prioridade em todas as operações” e que o novo CDN permitirá um serviço melhorado. “A inauguração do CDN é uma celebração dos nossos valores e um passo em frente na nossa missão de oferecer uma experiência superior ao cliente e ao colaborador.”

O CDN foi projetado com critérios rigorosos para obter a certificação ambiental LEED Platinum, assegurando eficiência energética e um impacto ambiental reduzido. O projeto inclui a instalação de painéis fotovoltaicos, carregadores elétricos, iluminação LED e gestão técnica centralizada, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.

Juan Jose Vera, Conselheiro da Montepino, destacou que este projeto consolida a liderança da Montepino no setor logístico na Península Ibérica, enquanto Joan Carles Aguado, Country Manager da GSE Ibéria, elogiou a colaboração entre as partes envolvidas, enfatizando o sucesso do projeto.

Além de ser um marco logístico, o novo CDN deverá gerar cerca de 400 empregos diretos, dinamizando a economia local e criando sinergias com empresas da região. O ministro da Economia, Pedro Reis, reforçou a importância do projeto para a atração de investimento em Portugal, destacando a competitividade e o talento do país.

O novo Centro de Distribuição Nacional deverá estar 100% operacional no primeiro trimestre de 2025, e a Leroy Merlin planeia expandir ainda mais a sua rede logística, com a abertura de uma nova plataforma logística em Matosinhos nos próximos dois anos.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.