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Novo Discovery é mais burguês

Bem mais urbano, mesmo mais burguês, de linhas que fazem a transição com o sport, e com espaço que nunca mais acaba. Falamos do novo Discovery 3.6 TD6 com 258 cv.
28 Julho 2017, 11h20

Diferente daquilo que os amantes da Land Rover se tinham habituado, este é um carro para grandes famílias, podendo ser transformado em sete lugares. Tem um conforto inexcedível, com uma posição e condução cuidada, de estilo “british”, com acabamentos de grande cuidado e com a tecnologia que o dinheiro pode comprar. E, por isso, a unidade experimentada com quase todos os extras, custa mais de 100 mil euros. Não é para todos este Discovery, mas é uma tentação e significa estilo de vida. Curiosamente, os engenheiros apostaram menos no tradicional, na capacidade de galgar terrenos e grandes encostas (embora seja capaz de o fazer) para trabalharem um Discovery urbano que vai à procura das grandes aventuras, mas que que são pensadas e dentro dos cânones mais burgueses que se possam imaginar.

A viagem de centenas de quilómetros à descoberta de novos espaços é um delírio pela qualidade e conforto que se pode conseguir. Sendo um monobloco, a estrutura fica com uma natural rigidez e tendo na sua construção pontificado o alumínio há uma perda substancial de quilos, o que significa que com o mesmo motor há uma capacidade de resposta bem superior. E se a velocidade máxima indicada pelo construtor (não experimentámos) é de 209 Km/h, o melhor está na capacidade de aceleração dos 0 aos 100 Km/h, para a qual precisa apenas de 8,1 segundos. O consumo médio no teste que fizemos situou-se nos 9 l/100 Km, bastante acima do valor anunciado pelo construtor.

Neste Discovery acabaram as linhas direitas e um estilo todo-o-terreno, para se aproximar de uma identidade mais próxima do Sport e mesmo do Évoque, com a separação do tejadilho do restante veículo e um pilar traseiro bem inclinado, que lhe confere um espírito desportivo e moderno e menos de “trabalhador incansável”. A frente elevada mantém um estilo de “opulência” e o grande portão traseiro permite uma carga excecional que chega aos 2500 litros se os bancos centrais e os dois lugares mais recuados forem rebatidos. No interior, toda a operação é elétrica com os bancos, mas isso significa o pagamento de um opcional, assim como o sistema Pro Services and wi-fi Hotspot (obriga ainda a um contrato com operadora). Também opcional é o Meridian Sound Systems, os pneus Pirelli 255/55 e ainda a configuração dos sete lugares. A iluminação Led também integra os opcionais, assim como a câmara traseira e alguns sistemas passivos de condução.

A fantástica condução não obriga a ser um especialista em todo-o-terreno, isso era para os velhos “amantes” da Land Rover. Os novos carros têm à disposição muita tecnologia e, através de um seletor na consola central e a seleção do piso, é possível escolher o modo de condução e de tração. A caixa automática de oito velocidades ajuda em todas as situações. Com três motores diesel e um a gasolina, o difícil está na escolha. Para quem olha para o preço é possível ter um Discovery a partir dos 69.612 euros. Para quem quer tudo, pode ir buscar um Discovery de 340 cavalos por mais de 109 mil euros.

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