Diferente daquilo que os amantes da Land Rover se tinham habituado, este é um carro para grandes famílias, podendo ser transformado em sete lugares. Tem um conforto inexcedível, com uma posição e condução cuidada, de estilo “british”, com acabamentos de grande cuidado e com a tecnologia que o dinheiro pode comprar. E, por isso, a unidade experimentada com quase todos os extras, custa mais de 100 mil euros. Não é para todos este Discovery, mas é uma tentação e significa estilo de vida. Curiosamente, os engenheiros apostaram menos no tradicional, na capacidade de galgar terrenos e grandes encostas (embora seja capaz de o fazer) para trabalharem um Discovery urbano que vai à procura das grandes aventuras, mas que que são pensadas e dentro dos cânones mais burgueses que se possam imaginar.
A viagem de centenas de quilómetros à descoberta de novos espaços é um delírio pela qualidade e conforto que se pode conseguir. Sendo um monobloco, a estrutura fica com uma natural rigidez e tendo na sua construção pontificado o alumínio há uma perda substancial de quilos, o que significa que com o mesmo motor há uma capacidade de resposta bem superior. E se a velocidade máxima indicada pelo construtor (não experimentámos) é de 209 Km/h, o melhor está na capacidade de aceleração dos 0 aos 100 Km/h, para a qual precisa apenas de 8,1 segundos. O consumo médio no teste que fizemos situou-se nos 9 l/100 Km, bastante acima do valor anunciado pelo construtor.
Neste Discovery acabaram as linhas direitas e um estilo todo-o-terreno, para se aproximar de uma identidade mais próxima do Sport e mesmo do Évoque, com a separação do tejadilho do restante veículo e um pilar traseiro bem inclinado, que lhe confere um espírito desportivo e moderno e menos de “trabalhador incansável”. A frente elevada mantém um estilo de “opulência” e o grande portão traseiro permite uma carga excecional que chega aos 2500 litros se os bancos centrais e os dois lugares mais recuados forem rebatidos. No interior, toda a operação é elétrica com os bancos, mas isso significa o pagamento de um opcional, assim como o sistema Pro Services and wi-fi Hotspot (obriga ainda a um contrato com operadora). Também opcional é o Meridian Sound Systems, os pneus Pirelli 255/55 e ainda a configuração dos sete lugares. A iluminação Led também integra os opcionais, assim como a câmara traseira e alguns sistemas passivos de condução.
A fantástica condução não obriga a ser um especialista em todo-o-terreno, isso era para os velhos “amantes” da Land Rover. Os novos carros têm à disposição muita tecnologia e, através de um seletor na consola central e a seleção do piso, é possível escolher o modo de condução e de tração. A caixa automática de oito velocidades ajuda em todas as situações. Com três motores diesel e um a gasolina, o difícil está na escolha. Para quem olha para o preço é possível ter um Discovery a partir dos 69.612 euros. Para quem quer tudo, pode ir buscar um Discovery de 340 cavalos por mais de 109 mil euros.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com