“Os Papéis do Inglês”, o mais recente filme de Sérgio Graciano, tem estreia mundial na Secção Oficial – Em Competição do Tokyo International Film Festival, que se realiza na capital japonesa de 28 de outubro a 6 de novembro de 2024.
Baseado na trilogia “Os Filhos de Próspero”, de Ruy Duarte de Carvalho, com argumento de José Eduardo Agualusa e produção de Paulo Branco, em “Os Papéis do Inglês” Ruy Duarte de Carvalho, poeta, romancista e cineasta, descobre que o seu pai havia deixado uns papéis no deserto do Namibe que o poderiam ajudar a desvendar um mistério ocorrido em 1923.
Esta demanda por um tesouro literário leva o espetador por uma viagem no Sul de Angola entre a viragem do século XIX ao final do século XX. João Pedro Vaz, David Caracol, Miguel Borges, Joana Ribeiro, Carolina Amaral, Carlos Agualusa, Délcio Rodrigues, Sandra Gomes e Xavier António fazem parte do elenco.
Há cerca de três décadas que um filme português não era selecionado para a Competição pelo Grande Prémio do prestigiado festival nipónico. O último foi “Viagem ao Princípio do Mundo”, de Manoel de Oliveira, em 1997. Na edição deste ano, a competição integra, além do novo filme de Sérgio Graciano (“Salgueiro Maia”) obras de cineastas como Huang Xi (“Daughter’s Daughter”), Marco Dutra (“Enterre Seus Mortos”), Thierry de Peretti (“À son Image”) e Teodora Ana Mihai (“Traffic”).
O Festival de Cinema de Tóquio vai decorrer de 28 de outubro a 6 de novembro de 2024, e contará com um júri presidido pelo ator Tony Leung, acompanhado pelos realizadores Johnnie To e Ildikó Enyedi, e as atrizes Chiara Mastroianni e Hashimoto Ai. Além de “Os Papéis do Inglês”, Portugal marca ainda presença no festival, na secção World Focus, com “Fogo do Vento”, de Marta Mateus.
A estreia em Portugal de “Os Papéis do Inglês”, produzido pela Leopardo Filmes, está prevista para 24 de outubro.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com