[weglot_switcher]

Novo programa de combate à iliteracia financeira para empresas espera alcançar 100 mil

No Dia Mundial da Poupança, a fintech de Open Banking e Inteligência Artificial (IA) lançou o “Avança! – Programa de Mobilização Empresarial de Combate à Iliteracia Financeira”, investindo mais de 100 horas no projeto que espera que alcance mais de 100 mil pessoas nos próximos meses
4 Novembro 2024, 19h41

A nBanks – especialista portuguesa em open banking e open financing – lançou, no Dia Mundial da Poupança, um programa pioneiro de literacia financeira para empresas.

Ao todo, a fintech pretende dedicar mais de 100 horas do seu tempo ao programa “Avança!”, agora lançado, numa iniciativa de partilha de conhecimento de acesso livre que começará no digital.

O “Avança! – Programa de Mobilização Empresarial de Combate à Iliteracia Financeira”, contará com um investimento da fintech de mais de 100 horas no projeto e espera alcançar mais de 100 mil pessoas nos próximos meses.

O objetivo é, por meio de conhecimento das tecnologias de Inteligência Artificial (IA), capacitar empresas nacionais, brasileiras e dos PALOP, para a gestão eficiente de recursos financeiros (e não só), otimização de processos e alinhamento com políticas de ESG.

A primeira atividade do programa ficará a cargo do CEO da nBanks, Orlando Costa, com workshop sobre “Open Banking e Inteligência Artificial com impacto no reforço da literacia financeira empresarial” já no dia 15 de novembro, às 12h.

Em termos de literacia financeira, os portugueses ocupam o penúltimo lugar entre os Estados-Membros da União Europeia, segundo um estudo do grupo de reflexão Bruegel , divulgado este ano, baseado no Eurobarómetro de 2023 sobre literacia financeira realizado para a Comissão Europeia.

No geral, o estudo da Bruegel aponta que “apenas uma em cada duas pessoas na UE possui conhecimento financeiro”, o que reflete “um nível baixo de literacia financeira e representa um obstáculo para que indivíduos invistam em mercados financeiros”.

No que diz respeito às empresas, especificamente, os dados não são conhecidos, mas o cenário não deverá ser muito diferente, perspetiva a nBanks.

“É cada vez mais essencial olhar não só para o cidadão comum mas também para as empresas, uma vez que a gestão financeira impacta diretamente as nossas vidas. Foi com base nessa premissa e olhando para as potencialidades da IA na otimização de processos que decidimos lançar este programa para, com recurso à partilha de conhecimento, podermos ajudar gestores e empresários – não só portugueses, mas também do Brasil e PALOP – com dicas e tecnologias de ponta, que lhes permitam ter a sua gestão financeira facilitada e, por isso, mais tempo e segurança para as tarefas de valor efetivo, nas decisões e investimento internos”, refere Orlando Costa, CEO e cofundador da nBanks.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.