[weglot_switcher]

Novobanco coloca processo contra filho de Ricardo Salgado para pagamento de dívida

Processo serve para cobrar dívida superior a 6.380 euros não reconhecida pela comissão liquidatária do BES e herdada pelo Novobanco.
31 Julho 2024, 09h23

O Novobanco avançou com um processo de execução contra José Bastos Salgado, o filho mais novo de Ricardo Salgado, para o pagamento de um dívida a crédito pessoal que o Banco Espírito Santo (BES) terá concedido. Avança o “Expresso” e o “Correio da Manhã” que o processo foi aberto no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa no início de julho, a um mês de se perfazer uma década da queda do banco.

Ora, este processo serve para a cobrança de uma dívida no valor de 6.384,78 euros, uma vez que não houve entendimento entre o filho do então presidente da instituição financeira portuguesa e o Novobanco.

A entidade criada em 2014 a partir da parte saudável do BES (apelidado de banco bom) pretende que o tribunal confirme que os bens de José Bastos Salgado podem ser usados para saldar o valor da dívida que não foi reconhecida pela comissão liquidatária do BES. No processo de separação de ativos, após a queda do banco liderado por Ricardo Salgado, o crédito pessoal concedido ao filho do ex-banqueiro foi incluído no pacote transferido para o Novobanco.

O nome de José Bastos Salgado surge ao lado do nome do seu irmão mais velho, Ricardo Bastos Salgado, na lista de credores não reconhecidos da instituição financeira. Lembrar que os filhos dos membros dos órgão sociais do BES viram os seus bens congelados pela medida de resolução do Banco de Portugal, sendo que vários familiares colocaram posteriormente processos judiciais para poderem aceder aos seus bens.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.