[weglot_switcher]

Nuclear: Central de Almaraz deverá fechar em 2028

O novo plano atira o encerramento desta central nuclear para 2028, quatro anos mais tarde que o plano anterior.
11 Fevereiro 2019, 11h27

A central nuclear de Almaraz tem encerramento definitivo em 2028, de acordo com o jornal espanhol “Cinco Días”. A central espanhola, localizada a 320 quilómetros de Lisboa ou a 160 quilómetros de Portalegre, está equipada com dois reatores nucleares, sendo a maior central da Península Ibérica com 2.010 megawatts de capacidade instalada.

Almaraz, com dois reatores, é a maior central nuclear de Espanha com 2.010 megawatts de capacidade instalada. O primeiro reator será desmantelado em 2027 e o segundo deverá ser no ano seguinte.

O Governo espanhol e as companhias elétricas terão já o calendário fechado, para o desmantelamento de cinco reatores nucleares, divididos por três centrais, na sequência de um acordo alcançado a 28 de janeiro. Endesa, Iberdrola e Naturgy acordaram com a ministra da Transição Ecológica de Espanha, Teresa Ribera, um plano faseado de encerramento de centrais nucleares.

Escreve o “Cinco Días” esta segunda-feira, citando várias fontes, que há um calendário definido, com um plano específico nas mãos da tutela espanhola, das empresas que concessionam essas centrais e da Enresa, a Companhia Nacional de Resíduos Radioativos.

Desta forma, Almaraz, em atividade desde 1983, é a primeira a encerrar definitivamente. Seguem-se os reatores nucleares de Ascó I, em 2029, e Ascó II, em 2030, e de Cofrentes, em 2033.

Segundo um plano divulgado pelo Governo espanhol em novembro, a central nuclear de Almaraz seria fechada em setembro de 2023 e Almaraz II em julho de 2024, conforme avançou a Lusa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.