Número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 18% em setembro

IEFP registou uma subida do desemprego de 0,2%, isto é, mais 788 inscritos comparando com o mês anterior.

Hugo Correia/Reuters

O número de desempregados registado nos Serviços de Emprego do Continente e Regiões Autónomas em setembro diminuiu 17,5% face ao mês homólogo do ano passado, fixando-se em 338 935 pessoas, segundo os dados publicados esta segunda-feira pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

“Para a diminuição do desemprego registado, face ao mês homólogo de 2017, contribuíram todos os grupos do ficheiro de desempregados, com destaque para os homens, os adultos com idades iguais ou superiores a 25 anos, os inscritos há um ano ou mais, os que procuravam novo emprego e os que possuem como habilitação escolar o primeiro ciclo básico”, explica o IEFP.

Deste número, 68,2% representam um total de 497 153 pedidos de emprego. A nível regional, comparando com o mês de setembro de 2017, o desemprego registado diminuiu em todas as regiões do País, nomeadamente o Norte (-19,3%) e Alentejo (-19,6%).

Já face ao mês de agosto, registou-se uma subida de 0,2%, isto é, mais 788 inscritos.

Por outro lado, as ofertas de emprego recebidas em agosto totalizaram 12.064 em todo o País, um aumento de 0,6% face ao mês homólogo de 2017 e 15% comparando com o mês anterior. A contribuir para esta subida estiveram as ofertas de emprego das atividades imobiliárias, administrativas e dos serviços de apoio e de alojamento, restauração e similares.

Relacionadas

Desemprego registado cai para mínimo de 16 anos

O total de desempregados registados em julho no país foi inferior em 20,6% ao do mesmo mês de 2017, havendo menos 85,7 mil inscrições.

Está desempregado? Conheça os seus direitos e deveres

Ainda que as notícias sejam boas (e que o número de desempregados inscritos nos centros de emprego tenham caído para mínimos de quase 16 anos), ainda há milhares de portugueses que procuram emprego. A pensar nestes cidadãos, o Economize reuniu alguns dos direitos e deveres que, para o Instituto do Emprego e Formação Profissional, um desemprego deve ter/cumprir.
Recomendadas

OE2020: Mais 111 milhões para obras nas escolas com prioridade para remoção do amianto

O ministro da Educação anunciou hoje no parlamento uma verba adicional de 111 milhões de euros para obras nas escolas, com prioridade para os estabelecimentos com estruturas com amianto.

Moody’s mantém ‘rating’ de Portugal inalterado

Agência norte-americana não se pronunciou sobre a notação da dívida soberana portuguesa, que se mantém em ‘Baa3’ e perspetiva ‘positiva’. Tal como na primeira avaliação do ano passado, a Moody’s atualizou apenas o calendário indicativo da próxima avaliação, marcada para 17 de julho.

Observatório de turismo do Algarve vai integrar rede mundial da OMT

O reconhecimento do observatório regional pela OMT acontecerá dia 23, na próxima quinta-feira, durante a FITUR, a feira de turismo de Madrid à qual o Algarve regressa este ano e onde se promoverá de 22 a 26 de janeiro.
Comentários