[weglot_switcher]

Nuno Alves substitui António Pires de Lima como managing partner do fundo Horizon

Nuno Alves é o novo managing partner no fundo ibérico de infraestruturas da Horizon Equity Partners. O ex- CFO da EDP assume assim o cargo deixado vago por António Pires de Lima, que é o novo presidente da comissão executiva da Brisa desde esta terça-feira.
14 Outubro 2020, 22h46

Nuno Alves é o novo managing partner do fundo ibérico de infraestruturas da Horizon Equity Partners. O ex- CFO da EDP assume assim o cargo deixado vago por António Pires de Lima, que é o novo presidente da comissão executiva da Brisa desde esta terça-feira.

Nuno Alves, que foi braço-direito de António Mexia na EDP, saiu em 2018 e regressou depois (em 2019) ao banco de onde saiu em 2006, o BCP, para desempenhar as funções de vogal do conselho de remunerações e previdência.

O fundo de infraestruturas tem ainda como managing partner Sérgio Monteiro, ex-secretário de Estado das Obras Públicas e Comunicações do Governo de Pedro Passos Coelho.

O fundo que comprou as torres de telecomunicações da Altice em Portugal, em parceria com o Morgan Stanley, tem ainda como partners Carlos Moreira da Silva e Daniel Amaral.

A sociedade fundada por  Sérgio Monteiro e António Pires de Lima investiu, no fim de setembro, no negócio das infraestruturas de saúde ao ter comprado 50% da sociedade que controla o Hospital Beatriz Ângelo (Loures) e 40% do capital do Hospital de Santos Espírito da Ilha Terceira (Açores), ao grupo Mota-Engil. Um negócio com um enterprise value de cerca de 75 milhões de euros (dívida incluída), sendo a parte de capital de 21 milhões (equity), que o Jornal Eco avançou e o Jornal Económico confirmou.

António Pires de Lima saiu do board do fundo, abandonou o cargo de consultor do Bank of America, saiu da administração da empresa Saúde Viável e deixou de ser CEO da Parfois (cadeia de assessórios de moda), para assumir a presidência da Brisa.

Foi concluída esta terça-feira a operação de venda de 81,1% da Brisa ao consórcio liderado pelo fundo holandês APG. O grupo Mello passou a deter cerca 17% da Brisa, depois de ter vendido, a par com o fundo Arcus, a maioria do capital da concessionária de autoestradas. Os novos acionistas investiram na compra cerca  de 2,4 mil milhões de euros.

O ex-Ministro da Economia do Governo PSD/CDS assume o cargo que já foi ocupado por Vasco de Mello durante décadas, mantendo-se o histórico presidente da Brisa como presidente do conselho de administração. António Pires de Lima já foi também presidente da Unicer.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.