PremiumNuno Moreira: “Os projetos do ‘hidrogénio verde’ não são megalómanos”

O presidente executivo da Dourogás diz que a dimensão dos projetos de ‘hidrogénio verde’ é adequada às condições de mercado de Portugal e que, a curto prazo, o preço deste combustível tenderá a aproximar-se ao preço do gás natural.

O Grupo Dourogás, líder no Gás Natural Veicular, aposta na produção de ‘hidrogénio verde’ e considera que a descarbonização da economia portuguesa não pode ser feita apenas com a energia elétrica, precisando do “gás natural renovável” e do ‘hidrogénio verde’.

Já é conhecida a seleção de concorrentes aos projetos de investimento na produção do designado ‘hidrogénio verde’. Considera que a produção de ‘hidrogénio verde’ e de combustíveis alternativos associados ao Gás Natural (GN) e ao Gás Natural Veicular (GNV) terá condições para avançar em 2020?
Sim. Parece-me que a agenda de desenvolvimento de gases renováveis, densificada com mais pormenor num dos gases renováveis que é o ‘hidrogénio verde’, tem assistido a desenvolvimentos importantes, desde as iniciativas do PNEC – Plano Nacional de Energia e Clima, que, numa primeira versão assentavam numa eletrificação quase total da economia, mas que a seguir caíram no realismo, exatamente com as respostas dos stakeholders portugueses e de várias instituições, que disseram ao Governo, que provavelmente não seria possível descarbonizar totalmente a economia e o país apenas com a eletricidade, sendo necessário somar à eletricidade gases renováveis e, na linha da frente, o hidrogénio renovável.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

Linha de apoio a micro e pequenas empresas disponível a partir desta quarta-feira

Para se poderem candidatar, as empresas terão de apresentar uma quebra abrupta e acentuada de pelo menos 40% da sua faturação, e não poderão ter beneficiado das anteriores linhas de crédito com garantia mútua. A SPGM avisa que as empresas em dificuldades não podem ter sede em países ou regiões com regime fiscal mais favorável (‘offshore’)”.

Farmacêutica Pfizer inicia ensaio clínico com quase 30 mil participantes

A farmacêutica norte-americana Pfizer e a biotecnológica alemã BioNTech iniciaram um ensaio clínico de uma potencial vacina para a Covid-19 envolvendo cerca de 30 mil participantes, foi anunciado esta quarta-feira.

Facebook lança versão do Tik Tok através do Instagram

O Reels é a aplicação que a empresa de Mark Zuckerberg criou para fazer frente ao rival Tik Tok. O lançamento acontece dias depois sa Microsoft anunciar as negociações para adquirir as operações nos EUA da aplicação de video da ByteDance na China.
Comentários