[weglot_switcher]

Nvidia vai aumentar fornecimento do chip H20 com regresso no mercado chinês

O CEO da Nvidia, Jensen Huang, confirmou também que já “existem muitas encomendas” para os chips H20 e que a empresa está a desenvolver um novo chip, para clientes chineses, que deverá ser intitulado RTX Pro GPU, que levará em conta as restrições de exportação que estão em vigor pelos Estados Unidos.
16 Julho 2025, 17h24

O CEO da Nvidia, Jensen Huang, confirmou, num evento em Pequim, que a tecnológica vai aumentar o fornecimento do chip H20, nos próximos meses, face ao regresso da empresa ao mercado chinês.

“Os chips H20 [dos mais avançados com a chancela da tecnológica] viram as restrições para a China serem levantadas. A largura de banda destes chips é muito boa para os Grandes Modelos de Linguagem (LLM) e para outros novos modelos será excelente. Espero ter mais chips avançados a serem vendidos na China. Atualmente os H20 são muito bons, mas nos próximos anos, aquilo que nos for permitido vender na China nós vamos fazê-lo”, disse Jensen Huang, citado pela agência noticiosa Reuters.

Jensen Huang confirmou também que já “existem muitas encomendas” para os chips.

A Reuters adianta também que a Nvidia vai está a desenvolver um novo chip, para clientes chineses, que deverá ser intitulado RTX Pro GPU, que levará em conta as restrições de exportação que estão em vigor pelos Estados Unidos. O CEO da tecnológica esclareceu que este novo chip será desenhado em específico para fábricas ‘inteligentes’ e para o treino de robots.

Nvidia regressa ao mercado chinês

Refira-se que esta semana a Nvidia teve ‘luz verde’ da administração norte-americana para voltar a vender este chip no mercado da China, como avançou Jensen Huang.

Os chips da Nvidia foram um dos campos de batalha entre Estados Unidos e China. Por motivos de segurança nacional, para os Estados Unidos, os chips da tecnológica deixaram de ser vendidos no mercado chinês. Contudo a situação já terá sido desbloqueada, referiu Jensen Huang, que está de visita à China, depois de um encontro com o presidente norte-americano, Donald Trump.

Jensen Huang salientou que o Governo norte-americano vai aprovar as licenças para que os chips H20 voltem a ser vendidos na China.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.