O CEO da Nvidia, Jensen Huang, confirmou, num evento em Pequim, que a tecnológica vai aumentar o fornecimento do chip H20, nos próximos meses, face ao regresso da empresa ao mercado chinês.
“Os chips H20 [dos mais avançados com a chancela da tecnológica] viram as restrições para a China serem levantadas. A largura de banda destes chips é muito boa para os Grandes Modelos de Linguagem (LLM) e para outros novos modelos será excelente. Espero ter mais chips avançados a serem vendidos na China. Atualmente os H20 são muito bons, mas nos próximos anos, aquilo que nos for permitido vender na China nós vamos fazê-lo”, disse Jensen Huang, citado pela agência noticiosa Reuters.
Jensen Huang confirmou também que já “existem muitas encomendas” para os chips.
A Reuters adianta também que a Nvidia vai está a desenvolver um novo chip, para clientes chineses, que deverá ser intitulado RTX Pro GPU, que levará em conta as restrições de exportação que estão em vigor pelos Estados Unidos. O CEO da tecnológica esclareceu que este novo chip será desenhado em específico para fábricas ‘inteligentes’ e para o treino de robots.
Refira-se que esta semana a Nvidia teve ‘luz verde’ da administração norte-americana para voltar a vender este chip no mercado da China, como avançou Jensen Huang.
Os chips da Nvidia foram um dos campos de batalha entre Estados Unidos e China. Por motivos de segurança nacional, para os Estados Unidos, os chips da tecnológica deixaram de ser vendidos no mercado chinês. Contudo a situação já terá sido desbloqueada, referiu Jensen Huang, que está de visita à China, depois de um encontro com o presidente norte-americano, Donald Trump.
Jensen Huang salientou que o Governo norte-americano vai aprovar as licenças para que os chips H20 voltem a ser vendidos na China.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com