O Instituto de Arte e Tecnologia (NOVA IAT) é um dos pilares do Plano Estratégico da Universidade NOVA de Lisboa para 2020-2030, que define como missão da NOVA servir a sociedade, a nível local e global, através do conhecimento, com base em ensino e investigação de excelência, com elevado impacto socioeconómico.

Trata-se de uma plataforma de investigação, ensino e criação artística de referência nacional e internacional que aposta na relação entre a arte e a tecnologia. A Câmara Municipal de Almada lançou-nos o desafio, que acolhemos com grande convicção e entusiasmo. Aliamos o desejo da autarquia em requalificar um espaço com uma história icónica, a preservar, e uma localização privilegiada, como é o antigo Presídio da Trafaria, com a nossa vontade em desenvolver um ecossistema capaz de impulsionar o desenvolvimento social e económico da Região, servir a sociedade e a atividade exportadora do país.

A comunidade do NOVA IAT será diversa, móvel e vibrante. Desde logo, os professores, investigadores e alunos resultantes do consórcio FCT e FCSH, que tem grande know-how nas áreas da arte e tecnologia. Depois, no âmbito do emprego científico, iremos proceder a novas contratações que reforcem algumas valências relevantes. Toda esta comunidade académica será completada pela presença no NOVA IAT dos nossos parceiros nacionais (Universidade de Évora, por exemplo) e internacionais (University of Arts de Londres ou da NYU, por exemplo). Mas, decisivamente importante é a presença de artistas e de profissionais de empresas e do setor público e social, bem como de membros da comunidade local. Estas várias subcomunidades irão colaborar com base em projetos ou em formação e estarão ali enquanto durarem as iniciativas.

Além da formação, a investigação será um elemento essencial e andará de braço dado com a inovação, ambas focadas no futuro, alinhadas com as necessidades do setor público nacional e das empresas portuguesas e internacionais, e nos desafios do desenvolvimento sustentável. Terão por base projetos onde a criação e experimentação serão dominantes e que usarão os sofisticados laboratórios tecnológicos e artísticos do NOVA IAT. Ainda no que respeita à inovação, vamos ter um programa de incubação, aceleração de start-ups e espaço co-working para empresas de arte e tecnologia, de forma a potenciar a integração no mundo empresarial, com os nossos jovens investigadores e a desenhar com elas uma agenda colaborativa de inovação.

Ainda de salientar que o NOVA IAT irá desenvolver um “laboratório de rua” onde todos os elementos das comunidades envolventes poderão apresentar e desenvolver projetos que liguem arte e tecnologia. De forma gratuita, terão o apoio de profissionais e infraestruturas de ponta para o fazer. E apostaremos na realização de residências artísticas. Acreditamos que estas são formas de gerar impacto socioeconómico na Região. Teremos uma estrutura aberta, sem muros, inclusiva, onde a comunidade do NOVA IAT e as comunidades envolventes se misturam e colaboram. Esta é a missão da NOVA: colocar o conhecimento ao serviço da sociedade.