Dois mil e dezanove tem trazido importantes desenvolvimentos no mundo da blockchain e da chamada “cripto-finança”. Por um lado, assiste-se dentro do setor à consolidação de projetos, a melhorias tecnológicas, à prestação de novos serviços e a aquisições e investimentos, como exemplificado pela compra do serviço de custódia de cripto-ativos Xapo pela Coinbase e pela entrada no capital social da Moneygram por parte da Ripple.

Assiste-se igualmente a movimentos importantes por entidades que estão fora do setor. A JP Morgan escolheu o dia dos namorados para anunciar a criação de uma JPM Coin para facilitar as transferências entre clientes institucionais. Passados quatro meses e quatro dias foi a vez do Facebook publicar o white paper da Libra, uma moeda virtual gerida por um consórcio de várias grandes empresas internacionais. Por fim, no final do mês de julho, o presidente do Banco de Pagamentos Internacionais explicou numa entrevista ao “Financial Times” que a sua instituição se encontra atualmente a apoiar vários bancos centrais nacionais na construção de moedas digitais próprias.

Estes últimos desenvolvimentos por parte de atores externos ao setor serão, com elevada probabilidade, aqueles que terão maior impacto ao nível da adoção – e, consequentemente, da regulação – de cripto-ativos. A entrada em cena de entidades que dispõem de experiência financeira e de uma alargada base de clientes/utilizadores e, no caso dos bancos centrais, de poderes públicos, é suscetível de vir a facilitar e a incentivar a utilização generalizada de cripto-moedas e de outros tipos de ativos digitais por consumidores e investidores que ainda olham para o fenómeno com reticência.

Além disso, o facto de se tratar de entidades altamente reguladas e escrutinadas do ponto de vista estatal levará a que os agentes políticos definam com maior preocupação e atenção as normas aplicáveis aos produtos que venham a ser lançados pelas referidas entidades na área da “cripto-finança”, (sendo desejável que os mesmos procurem não sucumbir à influência detida por estas empresas). A reação assertiva de governos e reguladores de todo o mundo à notícia de lançamento da Libra é um sinal importante de que os agentes políticos estão atentos e que qualquer desenvolvimento futuro será devidamente regulado.

É, de certa forma, irónico que sejam grandes empresas e instituições públicas – precisamente, aquelas entidades contra as quais a Bitcoin foi criada – a avançar com a próxima fase de desenvolvimento do setor da cripto-finança. Não pode, no entanto, dizer-se que a sua entrada no mercado não fosse expectável, dado o potencial comercial do setor das cripto-moedas e a incerteza que paira atualmente sobre os mercados financeiros tradicionais.

Resta saber de que forma é que estes desenvolvimentos irão afetar o setor e a sua capacidade de inovação e risco. Uma coisa é certa: o cripto está cada vez mais mainstream e parece ter vindo para ficar.