No Mundial de Futebol de 2010, depois de alguns jogos sem marcar, Cristiano Ronaldo foi questionado pela imprensa se estava preocupado com a sua recente falta de eficácia. Ao que o craque respondeu, com tranquilidade, que não, que “os golos são como o ketchup, quando aparecem, aparecem todos de uma vez!”

Uma boa metáfora que ilustra o longo processo de trabalho e persistência por que os atletas passam, muitas vezes sem conseguir grandes resultados imediatos. Mas que mais tarde (e com uma pitada de sorte à mistura), é eventualmente compensado com sucessivos e desproporcionais sucessos. Um regime de compensação que é mais parecido com um sistema binário do que com um (mais justo) sistema linear, e que também é um bom paralelismo para o que se passa atualmente com a economia global.

Se no desporto, o trabalho e a persistência são os ingredientes principais para os sucessos que surgirão no futuro, na economia esses ingredientes são as poupanças e as fáceis condições de financiamento. E por difícil que esta crise esteja a ser para alguns segmentos da economia, a verdade é que, a nível global, a média das poupanças disparou e as condições de financiamento ficaram bastante mais fáceis para os setores que não estão a ser diretamente afetados pelas medidas de distanciamento.

Por exemplo, nos EUA o nível médio de poupança das famílias no final de setembro de 2020 tinha crescido mais de 140% face ao período homólogo. Um crescimento nunca antes registado neste indicador. No caso da Alemanha, o mesmo indicador disparou mais de 50%. No que toca à facilidade de financiamento, basta olhar para o nível de taxas de juro, para os spreads de crédito, para o crescimento de crédito concedido, ou para as valorizações do mercado acionista para perceber que é de facto fácil obter financiamento para a maioria dos agentes económicos.

É verdade que os indicadores de desigualdade também disparam e que, mais do que nunca, os indicadores baseados em médias simples podem estar longe da realidade económica de muitas famílias ou empresas. Mas, ao mesmo tempo, é inegável que o crescimento extraordinário das poupanças e a facilidade de financiamento são um ótimo presságio para o potencial da procura agregada.

Falta apenas que os constrangimentos impostos pela pandemia sejam levantados, e que este potencial seja posto em prática, através de consumo e investimento, e criando um efeito ketchup que pode surpreender pela positiva.