[weglot_switcher]

“O Futuro é Circular”: Economia circular em conferência promovida pelo JE esta terça-feira

Economia circular é o tema da conferência “O Futuro é Circular” que o Jornal Económico vai promover na manhã de terça-feira, 6 de maio, no auditório CGD do ISEG, em Lisboa, a partir das 9h00.
5 Maio 2025, 07h00

A economia circular é uma aposta nacional, europeia e global. O Fórum Económico Mundial (WEF,
na sigla inglesa) considera que investir na reparação, renovação, no refabrico e na reciclagem permite capturar o valor de múltiplos ciclos em vez de depender apenas do fabrico de novos produtos.

“As práticas circulares criam empregos na reparação, recuperação de peças e reciclagem, ao mesmo tempo que reduzem a dependência das exportações de matérias-primas voláteis, aumentando a resiliência económica” dos estados, assinala o WEF, apontando que este deve ser um caminho a seguir pelos países em vias de desenvolvimento, mas que pode ser seguido por todos.

A ideia é que, assim, com estas competências, podem formar-se centros regionais com capacidade de atração de investimento e promovendo o desenvolvimento económico no longo prazo, além,
claro, dos ganhos ambientais.

Economia circular é o tema da conferência “O Futuro é Circular” que o Jornal Económico vai promover na manhã de terça-feira, 6 de maio, no auditório CGD do ISEG, em Lisboa, a partir das 9h00. Inscreva-se aqui.

O objetivo é identificar oportunidades e obstáculos nos processos de transformação de modelos de negócio a caminho da economia circular. Reuniremos empresários, gestores, especialistas e decisores para debater como a economia circular, apresentando exemplos de sucesso.

Hermano Rodrigues, Strategy and Execution Director da EY Parthenon, fará o ponto de situação do que acontece em Portugal, antecedendo um primeiro painel sobre como todas as empresas podem enveredar por este caminho.

Veremos exemplos de novas cadeias de valor que se criam, com o Grupo Nabeiro, a Aquapor, a Modelo Continente e a EGF. Depois, Ana Matos Almeida, presidente da Circular Economy Portugal, dir-nos-á como as políticas públicas podem influir neste mercado, que é de futuro, como será debatido no derradeiro painel da manhã. O encerramento estará a cargo do presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, Armindo Monteiro

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.