Esta situação inédita e inesperada de pandemia trouxe mudanças para todas as esferas da nossa vida. Uma das mais afetadas foi a vida profissional, com alterações profundas na forma como e onde trabalhamos. A transformação digital acelerou a um ritmo sem precedentes, instituiu-se o teletrabalho como regra e o bem-estar dos colaboradores impôs-se definitivamente como a preocupação central das empresas na sequência desta crise de saúde pública.

Apesar do choque inicial, longe de ser um fim dos espaços de trabalho, este novo contexto veio gerar uma oportunidade para repensar os escritórios físicos. Mas então, como é o “novo” escritório? O escritório do futuro?

Numa altura em que já percebemos que o teletrabalho veio para ficar e que será adotado pela maioria das empresas (em maior ou menor escala), e também em que, dificilmente, o bem-estar do colaborador “sairá” da agenda da empresa, não restam dúvidas de que o escritório mudou. Ou terá que mudar.

Aparece agora como um espaço privilegiado para o encontro regular dos colaboradores, o local ideal para o nascimento de novas ideias e inovação, desempenhando assim um papel essencial na produtividade da empresa. Sentimos assim, que o escritório físico continuará a ser uma parte fundamental da cultura corporativa.

Adicionalmente, do ponto de vista dos colaboradores, há uma clara vontade de voltar às rotinas habituais em detrimento de estarem a trabalhar a partir de casa permanentemente. Os colaboradores sublinham a necessidade de voltar ao contacto interpessoal e aos ganhos de produtividade que isso traz, além de melhorar a experiência pessoal e social. Ou seja, também os colaboradores valorizam o escritório físico, olhando para este espaço em complementaridade ao teletrabalho.

No encontro destas novas tendências com o “novo normal” que nos foi imposto, estamos no epicentro de um momento de transformação que está a fazer nascer o escritório do futuro. Este é o tempo de as empresas apostarem na renovação das suas instalações, humanizando os seus escritórios, tornando-os mais amigos dos seus colaboradores e dando-lhes o twist necessário para que seja um espaço simultaneamente atrativo e produtivo.

A tendência é termos escritórios onde as áreas de socialização, encontro e reunião passem a ser preponderantes, com uma maior proporção de postos de trabalho colaborativos e áreas amplas. O objetivo é proporcionar uma experiência positiva aos colaboradores. De tal forma que o escritório possa mesmo ser um ativo determinante para a captação e retenção de talento para a empresa.

E desengane-se quem pensa que esta restruturação conceptual dos escritórios significa necessariamente reduzir área. Ter menos colaboradores em permanência simultânea nos escritórios não deve equivaler a cortes cegos no rácio de ocupação. O escritório pré-Covid era, na maior parte dos casos, insuficiente (ou bastante limitado) em termos de áreas colaborativas, pelo que terá que haver uma reconversão no uso das áreas. Tendo menos pessoas em simultâneo, o novo escritório precisa, contudo, de espaço para se desenvolver e dar as melhores condições possíveis aos colaboradores.

De forma a darmos o exemplo e porque faz parte do ADN da JLL estar na frente destas transformações, decidimos trazer o futuro para casa. Com uma visão fresca do que deve ser um escritório, investimos numa renovação profunda, especialmente em termos concetuais, da nossa sede em Lisboa. Realizado e executado em tempos de pandemia o resultado final não poderia deixar-nos mais orgulhosos.

Temos hoje um espaço feito pelas nossas pessoas para as nossas pessoas, e que reflete a nossa visão do que podem e devem ser os espaços de trabalho daqui em diante. “Humanizámos” o escritório, com a criação de mais áreas sociais e colaborativas. Ao mesmo tempo, as nossas instalações estão mais amigas do ambiente e todo o espaço reflete a identidade global da marca e a especificidade de sermos a JLL em Portugal. Tudo isto aconteceu sem redução de área que ocupávamos, pelo contrário, até passámos a beneficiar de um terraço que antes estava desativado.

O nosso escritório é mais humano, mais moderno, mais convidativo, mais inspirador, e mais amigo do ambiente e dos colaboradores. Assim é, para nós, o escritório do futuro!