No passado domingo 20 de outubro, numa maratona em Toronto, foram batidos 14 recordes do Guiness, entre eles os de correr vestido como uma peça de fruta, como um vegetal, como um personagem dos filmes de animação, como um cowboy e como um supervilão.

Melvin Nyairo bateu o recorde da mais rápida meia-maratona vestido de peça de fruta – no caso, de banana chiquita – e graças a isto vai ter um ano de bananas de borla. Aysha Mirza correu vestida de princesa Jasmine, do filme Aladim da Disney, e também bateu o recorde da meia-maratona; fê-lo em homenagem a um amigo recentemente falecido e quer “fazer as pessoas sorrir”. Calum Knott é o novo recordista da meia-maratona vestido de cowboy. Melissa Chen bateu o recorde da meia-maratona vestida como um vegetal.

E a lista prossegue. Charlie Molina quebrou o recorde da meia-maratona vestido de praticante de artes marciais. A Jared Levina deve-se o recorde da maratona vestido como um supervilão. Diego Alcobierre é o novo detentor do recorde da maratona vestido em fato de ténis, Bruno Macaneiro de jogador de futebol e Jeff Mescal de jogador de beisebol; Mescal tem 40 anos, fez a sua centésima maratona e bateu o recorde por mais de 45 minutos. Omar Trujillo é o novo recordista da maratona vestido de asteca. Joe Ajoy detém o recorde da maratona vestido em fato de Quidditch. Todos eles são agora “officially amazing”.

Por falar em Quidditch, no condado irlandês de Cork, terra do Castelo de Blarney e da Pedra da Eloquência, 1.080 pessoas vestiram-se de Harry Potter, com os respetivos óculos e cicatriz na testa, no festival de Brandon. O acontecimento foi organizado pela Sociedade Secreta da Alma Penada de Brandon, um grupo de fãs de Potter criado por no livro “Harry Potter e a Câmara dos Segredos” o falso herói Gilderoy Lockhart dizer que livrou Brandon de uma alma penada. Os 1.080 bateram o anterior recorde mundial, da cidade australiana de Perth, atingido por 997 alunos da West Byford Primary School de óculos e cicatriz à Harry Potter, em uniforme completo de Hogwarts e com varinha mágica.

Também em outubro, em Raoyang, na província chinesa de Hebei, reuniram-se 2.024 intérpretes de erhu, um instrumento musical milenar originário do país e que data da Dinastia Tang (618-907), de duas cordas tocadas por um arco de crina de cavalo, por vezes chamado de violino chinês. Nunca tanta gente tinha tocado erhu ao mesmo tempo. O anterior recorde era de 1.490 artistas, e tinha sido estabelecido em 2004 na cidade de Iangsu, na província de Xuzhou. Os tocadores de erhu estavam trajados a rigor, e interpretaram as canções “Guangmingxing” e “Eu e a Minha Pátria”.

Mais. Ainda neste fim de semana 11 mil pessoas fizeram uma corrida de bicicleta vestidas de zombies, no Festival Anual da Fantasia de Key West, na Florida. Em Portugal, no nosso Parlamento, um assessor de uma deputada andou nos corredores vestido de saias.