Portugal foi novamente distinguido nos chamados ‘Óscares do Turismo’. A Associação Turismo de Lisboa (ATL) foi esta segunda-feira considerada o Melhor Organismo de Turismo de Cidade da Europa em 2020 pela qualidade do trabalho realizado na promoção do turismo em Lisboa.
O prémio, atribuído no âmbito 27.ª edição dos World Travel Awards que este ano decorre em formato digital, acarreta, segundo a associação o desafio acrescido de contribuir para “resgatar” o setor do impacto da crise sanitária e socioeconómica causada pelo vírus.
“Estes prémios atestam o trabalho desenvolvido pelo Turismo de Lisboa na qualificação e promoção do destino, sendo que agora temos o compromisso acrescido de tudo fazermos para ultrapassar os desafios tão exigentes que a pandemia de Covid-19 nos impôs”, afirmou o diretor geral da ATL e presidente da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa,
Vítor Costa destaca que “é urgente a tomada de medidas que preservem ao máximo o tecido empresarial e os postos de trabalho do setor para, assim, conseguirmos sair desta crise muito mais rapidamente”, tendo em conta que antes do surto este setor gerava receitas anuais em Lisboa de 14,7 mil milhões de euros, era responsável por mais de 200 mil empregos e contribuía com 20,3% para o Produto Interno Bruto (PIB) da região.
Em 2019, Portugal tornou-se o 15º destino turístico mundial, tendo subido duas posições no ranking da Organização Mundial do Turismo (OMT), divulgado este verão. O barómetro de chegadas de turistas internacionais confirma que acima de Portugal ficou apenas França, Espanha, Estados Unidos, China, Itália, Turquia, México, Tailândia, Alemanha, Reino Unido, Japão, Áustria, Grécia e Malásia. No ano passado, estiveram em Portugal 24,6 milhões de turistas internacionais, o que corresponde a um crescimento de 7,9% comparativamente ao ano anterior, segundo o Instituto Nacional de Estatística.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com