[weglot_switcher]

“O Novo Banco diz quanto é e o Governo paga”, afirma Rui Rio

No Twitter, Rui Rio referiu que “nunca ninguém foi verificar a conta que os contribuintes estão a pagar ao abrigo de um contrato que esses mesmos contribuintes não podem conhecer”.
4 Maio 2021, 11h09

Depois de ter sido revelada a análise do Tribunal de Contas ao Novo Banco, presidente do PSD, Rui Rio concluiu, nas redes sociais, que bastava o Novo Banco pedir dinheiro para que o Governo pagasse.

“Nunca ninguém foi verificar a conta que os contribuintes estão a pagar ao abrigo de um contrato que esses mesmos contribuintes não podem conhecer. O Novo Banco diz quanto é, e o Governo paga. Aparentemente, com forte vontade e empenho. Quem entende?”, escreveu Rui Rio no Twitter.

Da parte do Governo, o ministério das Finanças sublinhou, na segunda-feira, que “o relatório do Tribunal de Contas (TdC) contém diversos pontos que merecem a devida e necessária reflexão”. “O Governo avaliará com a maior atenção as recomendações do Tribunal de Contas que procuram reforçar o princípio da segregação de funções”, garante o ministério.

Além de Rui Rio, à esquerda a deputada do Bloco de Esquerda (BE) Mariana Mortágua considerou que o executivo de António Costa “falseou argumentos sobre Novo Banco”. A bloquista mencionou ainda que “todo o dinheiro injetado por via do fundo de resolução é dinheiro dos contribuintes portugueses”.

Por sua vez, sobre a análise do Tribunal de Contas, o Novo Banco defendeu, esta terça-feira, que existem “observações de carácter político” na auditoria e acredita que o TdC teve “pouco tempo que teve para analisar” os documentos enviados.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.