[weglot_switcher]

O oceano é o “coração” do planeta. Palavra de David Attenborough

Quem não recorda a voz carismática de David Attenborough, o ‘pai’ dos documentários sobre a Natureza que, nos últimos anos, tem alertado para os grandes perigos da predação do planeta pelo ser humano.
11 Maio 2025, 08h00

Radialista, biólogo, historiador naturalista, autor e apresentador inglês, conheceu a televisão a preto e branco, foi um dos rostos da TV a cores no Reino Unido e invadiu os ecrãs de milhares e milhares de casas em todo o mundo. Falamos de quem? “Hello, I’m David Attenborough”. A frase com que iniciava o seu programa e que muitos ainda recordarão como o paladino dos programas sobre a Natureza.

Attenborough cresceu em Leicester, Inglaterra, e desde sempre que se interessou por história natural. Ganhou uma bolsa de estudo no Clare College, Cambridge, em 1945, para estudar geologia e zoologia e licenciou-se em ciências naturais. Em 1952, David Attenborough entrou para o canal televisivo da BBC e dez anos depois lançou a série documental Zoo Quest sobre o mundo animal que foi transmitida durante dez anos, ao longo dos quais visitou os locais mais selvagens do planeta.

Em 1965 foi nomeado diretor na BBC 2, tendo sido nestas funções o responsável pela introdução da televisão a cores na Grã-Bretanha. E foi “ao vivo e a cores” que o jovem David Attenborough assistiu a um momento que marcou a humanidade e o marcou a si para todo o sempre. A primeira transmissão da imagem do nosso planeta a partir do espaço, pela missão Apollo 8, estava ele no estúdio da BBC: a imagem da Terra e dos seus azuis-oceano suspensa na vastidão negra do cosmos.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.