O alemão Stefan Meier despediu-se da mulher, Rita, e dos três filhos antes de se dirigir para a garagem de casa. Este empresário do setor da madeira, residente na cidade de Tettnang, próximo do Lago Constança, preparava-se para visitar uma feira em Milão. Entre o BMW e o Tesla Model S acabado de comprar, Stefan decidiu levar o carro criado por Elon Musk. Verificou no trajeto os pontos de recarga e, por fim, arrancou.
Teria de conduzir 400 quilómetros até à cidade italiana, um percurso que nunca chegou a cumprir. Às 15h18 de 10 de maio de 2018, perdeu o controlo do automóvel na autoestrada A2, perto do túnel Monte Ceneri. A uma velocidade de 100 km/h atravessou várias marcações e placas de aviso antes de colidir com um guard rail de proteção de estrada. “A colisão lançou o veículo para o ar, capotando várias vezes antes de parar”, diz o relatório oficial do acidente.
O Tesla Model S parou mais à frente, no lado oposto da estrada, deixando um rasto de destroços. Algumas testemunhas relataram que o carro se incendiou ainda no ar. Várias pessoas tentaram abrir as portas para resgatar o empresário, mas não conseguiram destrancá-las. Quando ouviram explosões e viram chamas pelas janelas, recuaram.
Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com