[weglot_switcher]

O que revelam os ficheiros secretos da Tesla?

No livro “The Tesla Files”, um dos títulos mais aguardados e que será publicado este mês, são reveladas as histórias de centenas de acidentes, alguns deles fatais, com modelos Tesla. Condutores e passageiros ficaram presos em veículos em chamas ou envolvidos em travagens repentinas a alta velocidade.
FILE PHOTO: FILE PHOTO: Elon Musk, CEO of SpaceX and Tesla and owner of X, formerly known as Twitter, attends the Viva Technology conference dedicated to innovation and startups at the Porte de Versailles exhibition centre in Paris, France, June 16, 2023. REUTERS/Gonzalo Fuentes/File Photo/File Photo
13 Julho 2025, 15h00

O alemão Stefan Meier despediu-se da mulher, Rita, e dos três filhos antes de se dirigir para a garagem de casa. Este empresário do setor da madeira, residente na cidade de Tettnang, próximo do Lago Constança, preparava-se para visitar uma feira em Milão. Entre o BMW e o Tesla Model S acabado de comprar, Stefan decidiu levar o carro criado por Elon Musk. Verificou no trajeto os pontos de recarga e, por fim, arrancou.

Teria de conduzir 400 quilómetros até à cidade italiana, um percurso que nunca chegou a cumprir. Às 15h18 de 10 de maio de 2018, perdeu o controlo do automóvel na autoestrada A2, perto do túnel Monte Ceneri. A uma velocidade de 100 km/h atravessou várias marcações e placas de aviso antes de colidir com um guard rail de proteção de estrada. “A colisão lançou o veículo para o ar, capotando várias vezes antes de parar”, diz o relatório oficial do acidente.

O Tesla Model S parou mais à frente, no lado oposto da estrada, deixando um rasto de destroços. Algumas testemunhas relataram que o carro se incendiou ainda no ar. Várias pessoas tentaram abrir as portas para resgatar o empresário, mas não conseguiram destrancá-las. Quando ouviram explosões e viram chamas pelas janelas, recuaram.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.