De acordo com a concessionária do Terminal de Contentores, em comunicado, “o plano de expansão, contratualizado entre a PSA Sines e a Administração do Porto de Sines (APS), em outubro de 2019, prevê a expansão de 804 metros de cais, 18 hectares de terraplenos e edifícios, que serão construídos de forma faseada”.
Segundo a empresa, a designada “Fase 03” compreende “um aumento da frente de cais em 204 metros e oito hectares de terraplenos”, enquanto na “Fase 04” o plano prevê “o prolongamento do cais em mais 600 metros e 10 hectares de terraplenos”.
A primeira fase da ampliação da infraestrutura portuária “criará condições para a operação, em simultâneo, de três porta-contentores com 300 metros de comprimento ‘fora-a-fora’, numa frente de cais de 1.150 metros”, indicou.
A obra vai arrancar “no final do cais construído na fase de expansão anterior (Fase 02) e corresponde a um aumento de comprimento de acostagem de 204 metros”.
“Prevê-se que durante os primeiros oito meses haja lugar à exploração de uma pedreira e ao respetivo transporte de materiais para o Terminal XXI” e que os trabalhos marítimos arranquem “no segundo mês da empreitada” e “até à sua conclusão”, lê-se no comunicado.
Devido ao impacto dos trabalhos, que incluem a circulação de camiões para o transporte de materiais nas vias de circulação interna do Porto de Sines, a concessionária garante que “exercerá um rigoroso controlo sobre as medidas de mitigação dos impactes ambientais previstas no Estudo de Impacte Ambiental, aprovado pela Agência Portuguesa do Ambiente”.
Com a conclusão da expansão, prevista para o final do próximo ano, o Terminal XXI, passa a dispor de uma frente de cais de 1.750 metros, 19 pórticos de cais e 60 hectares de terraplenos.
“Este projeto representa mais um passo para reforçar a posição de Sines como um dos principais portos do sul da Europa, ao mesmo tempo que a PSA (já o maior empregador privado da região) aumenta a sua contribuição direta e indireta para o crescimento económico e social da região do litoral alentejano de, consequentemente, do País”, reforça a empresa.
O projeto de expansão do Terminal XXI é o resultado do aditamento ao contrato de concessão celebrado entre a APS e a PSA Sines, permitindo a realização de novos investimentos referentes à ampliação do cais e modernização do terminal, projetando o aumento da capacidade de movimentação anual de 2,3 para 4,1 milhões de TEU (contentores de 20 pés).
Este investimento vem reforçar a capacidade do terminal em receber vários navios ‘megacarriers’ (os maiores navios porta-contentores) em simultâneo, aumentando assim a sua oferta operacional ao mesmo tempo que reforça a sua importância para o desenvolvimento económico da região e do país.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com