Obras do metro em Arroios têm 18 meses para estarem concluídas

O Metropolitano de Lisboa (ML) anunciou este sábado que assinou na sexta-feira o auto de consignação para as obras de ampliação e reformulação da estação de Arroios, as quais têm previsto um prazo de execução de 18 meses.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o ML explica que a empreitada foi adjudicada pelo preço contratual de mais de 6.6 milhões, acrescido de IVA.

“Os trabalhos de reabilitação da estação de Arroios visam ampliar o cais da estação de 70 para 105 metros, de forma a receber composições de seis carruagens, a reformulação dos átrios, incluindo a reorganização dos espaços de apoio à exploração, e a introdução de elevadores para acesso a pessoas de mobilidade condicionada, garantindo assim a prestação do serviço público de transporte, nas condições de exploração e segurança”, explica a nota.

O objetivo é o de “melhorar a qualidade e a velocidade de serviço na rede, para benefí­cio dos mais de 600 mil clientes que diariamente utilizam o Metro de Lisboa”

“O Metropolitano de Lisboa continuará a envidar todos os esforços no sentido de garantir a conclusão das obras de ampliação e remodelação da estação de Arroios no prazo previsto [18 meses]”, acrescenta o ML.

A obra teve iní­cio em julho de 2017, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2019.

Contudo, em janeiro de 2019, a empresa rescindiu o contrato com o empreiteiro da obra da estação de Arroios, na linha Verde, devido ao atraso dos trabalhos, lançando um novo concurso em fevereiro do mesmo ano.

Em 05 de setembro, a empresa aprovou a adjudicação desse concurso e remeteu o procedimento em 08 de novembro de 2019 para visto prévio do Tribunal de Contas.

A declaração de conformidade do Tribunal de Contas foi promulgada em 27 de dezembro de 2019 e enviada à empresa no dia 30 desse mesmo mês, de acordo com o comunicado.

Ler mais
Recomendadas

Da amnésia nas CPIs à dimensão do movimento #MeToo em Portugal. Ouça o podcast “Maquiavel para Principiantes” de Rui Calafate

“Maquiavel para Principiantes”, o podcast semanal do JE da autoria do especialista em comunicação e cronista do “Jornal Económico”, Rui Calafate, pode ser ouvido em plataformas multimédia como Apple Podcasts e Spotify.

Sporting CP. Plantel valorizou 21% esta época. Entrada direta na Champions rende 23 milhões

O talento da formação foi uma das grandes apostas do Sporting CP para a presente temporada, algo que suscitou desconfiança por parte dos analistas do futebol, por considerarem que o “fosso” para os rivais era demasiado grande para ser combatido com jogadores jovens. Mas Rúben Amorim, também ele um jovem treinador, não só discordou de tais afirmações, como colocou em prática aquilo que sempre foi a estratégia dos ‘leões’ desde a criação da Academia, em 2002.

5G: Leilão segue no 83.º dia com propostas dos operadores a somar 298 milhões de euros

As propostas feitas pelos operadores no leilão 5G somaram, esta terça-feira, 298 milhões de euros, no 83.º dia de licitação principal, pela segunda vez consecutiva com “sete rondas”, de acordo com o regulador Anacom.
Comentários