As obras no aeroporto da Portela estarão prontas para arrancar no próximo mês de outubro. A confirmação foi dada pelo próprio ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, esta quarta-feira na comissão de economia, obras públicas e habitação.
“Não é sustentável manter a qualidade de serviços péssimos que aquele aeroporto [Portela] tem”, revelou o governante perante os deputados.
Em maio deste ano, o Governo já tinha avisado que a ANA Aeroportos está contratualmente obrigada a melhorar o aeroporto da Portela. Isto porque o aeroporto de Lisboa vai ter de funcionar até do início da próxima década, quando se estima que o Aeroporto Luís de Camões esteja funcional e pronto a receber aviões.
O Executivo já tinha declarado que Lisboa se encontra em “congestionamento operacional”, necessitando de dar resposta “a curto prazo” à procura que se tem verificado crescente. Só as obras, na opinião do Executivo, permitirão melhorar a avaliação desta infraestrutura que serve a capital.
Já sobre o ponto de situação do novo aeroporto, o ministro avançou que a ANA tem até dezembro para apresentar o relatório inicial (high level assumptions report), que diz respeito ao desenvolvimento da capacidade aeroportuária para Lisboa.
Já sobre a localização do campo de tiro, Miguel Pinto Luz afirma que este tem de “existir”, e para tal o Governo já se encontra em conversações com a Força Aérea para a mudança do campo de tiro. O ministro garante também que o Governo está em “conversações com as concessionárias das autoestradas”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com