[weglot_switcher]

Presidente da Liga Portugal desafia Governo a baixar IVA dos bilhetes para 6%

Reinaldo Teixeira defende ao JE que o futebol deve ter o IVA na bilhética equiparado a outros espetáculos de entretenimento, dado que esta é uma modalidade que funciona como “garante milhares de postos de trabalho e, indiretamente, dinamiza setores vitais da economia”.
22 Outubro 2025, 08h43

A Liga Portugal quer que o Orçamento do Estado para 2026 (OE2026) contemple a descida do IVA no preço dos bilhetes de futebol dos atuais 23% para os 6%, “equiparando a outros espetáculos de entretenimento”, afirma Reinaldo Teixeira, presidente da Liga, em declarações ao Jornal Económico (JE).

“Se o OE pretende promover o crescimento e estimular setores de atividade, reafirmo a posição da Liga Portugal como vital nesse objetivo: a redução da taxa de IVA na bilhética (de 23% para 6%), equiparando outros espetáculos de entretenimento”, refere.

Para Reinaldo Teixeira esta medida irá tornar o futebol mais concorrencial, estimulará a procura e reforçará o contributo à sociedade desta modalidade.

“O futebol profissional gera cerca de 0,3% do PIB e é um dos maiores veículos de promoção do país, é o motor do interesse de milhões de jovens pelo desporto, garante milhares de postos de trabalho e, indiretamente, dinamiza setores vitais da economia, como o turismo, hotelaria, restauração e transportes”, sublinha.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.