Oeiras anuncia 1,8 milhões por ano até 2025 para a ciência

Oeiras torna-se o primeiro município a disponibilizar uma verba exclusivamente para a ciência.

Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia tem como horizonte cinco anos, de 2020 a 2025, e consigna o investimento de cerca de 1,8 milhões de euros por ano na sua implementação.

Apresentada esta terça-feira no Parque dos Poetas em Oeiras, a estratégia insere-se no programa Oeiras Valley, lançado oficialmente em maio, pelo município. O objetivo é criar o maior ecossistema de inovação do país, favorecendo a instalação de empresas de base tecnológica, farmacêutica, nanotecnológica e de investigação.

O ponto de partida são as  instituições científicas de Oeiras, mas há o propósito de alargar a outras instituições na periferia do concelho. Pretende-se também envolver empresas e cidadãos e atrair alunos, cientistas, empreendedores e mais empresas para o território.

“O Município de Oeiras tem condições únicas a nível nacional e internacional, que posicionam o território como um ecossistema de referência nas áreas da ciência e inovação. Aqui está sedeada uma grande quantidade de empresas de base científico-tecnológica, bem como várias universidades e institutos científicos de excelência”, salientou Isaltino Morais, presidente da autarquia.

Oeiras quer afirmar-se como centro internacional de ciência e inovação, criando algo de inédito em Portugal: “uma agenda concertada com a finalidade de produzir um impacto duradouro e sustentado no território em três grandes esferas”. A saber: educação e sociedade; inovação; e internacionalização.

 

Ler mais
Recomendadas

Uni Covid-19. Alunos do Politécnico de Castelo Branco, Técnico, UMadeira e IADE entre os vencedores

O prémio apoia iniciativas de jovens universitários com impacto social. As candidaturas para a 3ª fase decorrem até 8 de junho.

Porto Business School regressa às aulas presenciais a 15 de junho

“Estamos preparados para retomar a atividade e receber todos os nossos alunos com toda a segurança”, garante Patrícia Teixeira Lopes, Associate-Dean desta escola de negócios.

Universidade Europeia lança formação inovadora em indústria de mil milhões

A pós-graduação eSports, Marketing & Management é única do género no mercado português e está prevista arrancar em julho. As inscrições estão abertas.
Comentários