[weglot_switcher]

OMS alerta para impacto dos cigarros na saúde cardiovascular

“Apesar dos danos conhecidos do tabaco à saúde do coração e da disponibilidade de soluções para reduzir [o número de] mortes e doenças relacionadas com o tabagismo, o conhecimento entre grandes setores do público de que o tabaco é uma das principais causas de doenças cardiovasculares é baixo”, destaca a entidade.
  • Lindsay Fox / www.ecigarettereviewed.com
31 Maio 2018, 20h42

Esta quinta-feira, 31 de maio, Dia Mundial sem Tabaco, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou para a relação entre o cigarro e as doenças cardiovasculares, principal causa de morte em todo o mundo. Segundo a entidade, o uso do tabaco é um importante fator de risco para o desenvolvimento de doença arterial coronária, derrame e doença vascular periférica.

“Apesar dos danos conhecidos do tabaco à saúde do coração e da disponibilidade de soluções para reduzir [o número de] mortes e doenças relacionadas com o tabagismo, o conhecimento entre grandes setores do público de que o tabaco é uma das principais causas de doenças cardiovasculares é baixo”, informou a OMS.

Dados da organização mostram que as doenças cardiovasculares matam mais pessoas do que qualquer outra doença no mundo, sendo que os fumadores passivos respondem por aproximadamente 12% do total de mortes por doenças do coração. O uso do tabaco figura como a segunda principal causa de doenças cardiovasculares, sendo que atrás está apenas da pressão arterial alta.

“A epidemia global de tabaco mata mais de 7 milhões de pessoas todos os anos, das quais quase 900 mil são não fumadores que morrem por inalar fumo emitido por fumadores”, destacou a OMS, ao citar que cerca de 80% dos mais de mil milhões de fumadores em todo mundo vivem em países de baixa e média rendimentos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.