[weglot_switcher]

Onde procurar uma carreira como freelancer? Estas são algumas opções

O início de trabalho como freelancer nunca é fácil. Felizmente, o mundo digital permite ter à nossa disposição todas as ferramentas necessárias para um início de carreira mais suave ou plataformas de gestão para tornar a organização mais fácil.
11 Março 2022, 11h10

Desistir de um emprego que não satisfaz e optar por perseguir um caminho sozinho pode ser complicado de gerir no início. O trabalho como freelancer pode dar maior liberdade e escolha dentro do mercado de trabalho, com muitos portugueses a optar por trabalhar por conta própria.

A Selectra reuniu algumas das principais plataforma onde é possível encontrar propostas de emprego com o objetivo de ajudar os portugueses a darem o salto para uma carreira de freelancer.

A plataforma Upwork oferece oportunidades em várias áreas, como é o exemplo de marketing, design, tradução, contabilidade, advocacia e arquitetura, e está atualmente posicionada como uma das maiores plataformas de trabalho remoto. É necessário realizar o registo na plataforma e estar atento às publicações de potenciais clientes, nas quais indicam a descrição e valor que estão dispostos a pagar pelo serviço em questão. Esta plataforma cobra uma percentagem por cada trabalho aceite.

A plataforma Remote Europe permite a pesquisa de oportunidades de trabalho entre o nível de carreiro, categoria, horário de trabalho, país ou organização para a qual pretende trabalhar. Para os freelancers que gostam de viajar, esta plataforma integra ofertas de todo o espaço europeu e pode sempre ir além-fronteiras.

A People per Hour funciona à base de contratações realizadas à hora. Neste caso, o freelancer deve criar um perfil com os dados do seu percurso profissional, juntando algum portfólio para os clientes, e quanto pretendem receber por cada hora de trabalho efetuado. Aquando a realização do trabalho, os clientes podem dar uma classificação ao trabalhador e a avaliação é apresentada no seu perfil.

A Fiverr permite que os freelancer exponham os seus projetos, com o objetivo de facilitar o processo de captação de novos clientes para o início do seu percurso. Esta plataforma oferece a possibilidade de alguns cursos grátis e de receber conselhos sobre métodos de trabalho ou artigos sobre diferentes áreas profissionais.

O trabalho de freelancer não é fácil e pode ser difícil gerir todo o trabalho que acarreta, nomeadamente finanças, despesas ou pagamentos. Para a organização do trabalho existem também ferramentas de gestão.

A Nomo permite juntar todos os recibos e faturas, de forma organizada, numa única aplicação. Com a ajuda do telemóvel, os documentos em papel são facilmente convertidos em pdf, carregados na base de dados pessoal e nenhuma fatura fica perdida e por declarar às Finanças.

No início é difícil perceber a quantia que se deve pedir pelo trabalho enquanto freelancer, dado o tempo despendido e materiais. A plataforma Paymo mede o tempo gasto em cada tarefa e ajuda a calcular o montante devido a pedir aos clientes, mostrando qual o preço justo a pedir pelo trabalho em questão.

A Spark permite a filtração de emails, agendamento de envios e a personalização de notificações para que nada fique esquecido na correria do dia. Esta plataforma ajuda a auxiliar quem está com muitos trabalhos e não consegue gerir a agenda com facilidade.

A Trello ajuda a priorizar e gerir tarefas quando os projetos em mãos são alguns. Esta plataforma ajuda a dividir o trabalho a realizar pelos dias da semana ou a organizar os projetos por clientes, com o trabalhador a não esquecer os pedidos de cada cliente.

Basecamp ajuda a manter todas as vias de comunicação abertas com o cliente. A plataforma permite partilhar materiais ou marcar reuniões remotas com os clientes e ativar notificações de alerta quando estas são desejadas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.