[weglot_switcher]

Oni lança serviço de fibra de 10 Gbps por segundo e investe 30 milhões em Portugal

“Reforçamos a nossa posição de operador inovador, ao sermos os primeiros a lançar e democratizar uma oferta de 10Gbps para empresas, sem fidelização e com uma forte cobertura a nível de território nacional”, refere o CEO da Oni, Nuno Saraiva.
Oni telecom
10 Fevereiro 2022, 17h18

A Oni anunciou em comunicado que passou a ser o primeiro operador em Portugal a disponibilizar uma velocidade de 10 gigabits por segundo para empresas de forma massiva e sem qualquer fidelização.

A nova rede da Oni apoia-se na infraestrutura de fibra ótica que a operadora construiu, com 9.200 quilómetros de cabos óticos espalhados por todo o país e mais da 75.800 quilómetros de pares de fibra “entre ativos de rede próprios e arrendados ou por meio de contratos de longo prazo (IRUs, Indefeasible Rights of Use)”.

O investimento acumulado na implementação e equipamentos da rede foi superior a 550 milhões de euros, e nos próximos três anos a Oni diz que espera cobrir 120 mil empresas em Portugal, das quais cerca de 52 mil dentro do seu target de clientes empresariais (empresas com 4 a 250 colaboradores), o que representa atingir 35,8% do seu target de clientes empresariais total. O Grupo Gigas prevê um investimento de 30 milhões de euros para este novo serviço da Oni.

“O investimento acumulado na implementação e equipamentos da rede foi superior a 550 milhões, o que se traduz numa rede backbone de grande capacidade e infraestrutura urbana de fibra ótica de alta capilaridade, que a empresa desenvolveu desde finais dos anos 90, quando foi o primeiro operador alternativo depois da liberalização do mercado de telecomunicações em Portugal”, lê-se no comunicado divulgado esta quinta-feira.

Na mesma nota, o operador português de soluções integradas e convergentes de comunicações, cloud e cibersegurança  anunciou que disponibiliza a partir de hoje uma oferta de FTTP (Fiber To The Premises) com banda larga de 10 Gbps (Gigabits por segundo), tornando-se no primeiro operador em Portugal a disponibilizar esta velocidade de dados de forma massiva. Deste modo, a Oni reforça a sua posição de player inovador no mercado empresarial português”.

“A oferta de 10 Gbps simétrico em grande escala marca o regresso da Oni à inovação, disponibilizando uma rede ótica topo de gama baseada na tecnologia denominada XGS-PON – 10 (X) Gigabit Symmetrical Passive Optical Network. Nesta primeira fase, a rede estará disponível nas principais cidades do país, sendo que em Lisboa e no Porto a rede FTTP da Oni vai cobrir aproximadamente 50% das empresas com 4 a 250 empregados. As restantes cidades do país com zonas empresarias selecionadas são: Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Leiria, Setúbal e Viseu”, refere ainda o comunicado.

“Para as pequenas e médias empresas, este serviço representa a oportunidade de uma maior conectividade e velocidade, num momento particular de recuperação económica, de flexibilidade no espaço de trabalho, e de transformação digital. Além de ser a primeira rede exclusiva dedicada a empresas em Portugal, a Oni oferece este serviço sem qualquer tipo de fidelização”, salienta a Oni.

“A oferta inédita e inovadora que lançamos hoje é um marco histórico para a Oni mas também para Portugal. Queremos ajudar as empresas na sua transformação digital e ajudar as startups tecnológicas a crescerem, apoiando deste modo o seu sucesso”, afirma Nuno Saraiva, CEO da empresa.

O responsável acrescenta ainda que “reforçamos a nossa posição de operador inovador, ao sermos os primeiros a lançar e democratizar uma oferta de 10Gbps para empresas, sem fidelização e com uma forte cobertura a nível de território nacional”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.