[weglot_switcher]

OpenAI em todo o lado ao mesmo tempo

Empresa liderada por Sam Altman já investiu um bilião de dólares (cerca de 856,9 mil milhões de euros). Oracle, Nvidia, AMD e Broadcom fazem parte desta teia de negócios.
FILE PHOTO: Sam Altman, CEO of ChatGPT maker OpenAI, arrives for a bipartisan Artificial Intelligence (AI) Insight Forum for all U.S. senators hosted by Senate Majority Leader Chuck Schumer (D-NY) at the U.S. Capitol in Washington, U.S., September 13, 2023. REUTERS/Julia Nikhinson/File Photo
17 Outubro 2025, 17h00

Um bilião de dólares. É isto que a OpenAI, a criadora do ChatGPT e poster da ascensão da inteligência artificial (IA), já investiu, nos últimos meses, em negócios que lhe permitem estender tentáculos, transversalmente, na indústria tecnológica.
No início do mês arrecadou o título de empresa não cotada mais valiosa, quando superou os 500 mil milhões de dólares (425 mil milhões de euros), ultrapassando assim a Space X, de Elon Musk.
Mas, antes disso, no início do mês de setembro, iniciou uma ronda de negócios milionários com a assinatura do contrato de computação mais avultado até ao momento com a Oracle, no valor de 300 mil milhões de dólares (cerca de 256 mil milhões de euros). Um acordo que deverá entrar em vigor em 2027. Larry Ellison agradeceu e, por momentos, foi o homem mais rico do mundo.

Conteúdo reservado a assinantes. Consulte o artigo completo aqui. Edição do Jornal Económico de 17 de outubro.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.