[weglot_switcher]

OPEP mantém corte na produção de petróleo até março de 2020

A reunião de dezembro ditou cortes na produção do crude para 1.200 mil barris de petróleo por dia.
2 Julho 2019, 13h49

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e seus parceiros decidiram estender o período de cortes voluntários aprovado em dezembro de 2018 por mais nove meses, o que estende esse tempo até março de 2020.

Os presentes na reunião decidiram também prorrogar o mandato do secretário-geral da organização, Mohammed Sanusi Barkindo, por mais três anos.

A 176ª conferência de ministros da OPEP decorre entre 1 e 2 de julho, na cidade de Viena, na Áustria, num contexto de guerra comercial entre a China e os Estados Unidos e uma desaceleração económica global.

O ministro dos Recursos Minerais e Petróleos de Angola, Diamantino Azevedo, demonstrou apoio a extensão do prazo de corte na produção de petróleo fixado pela OPEP.

Questionado pela imprensa sobre se entre cinco e nove meses qual a era o melhor prazo para a extensão do corte, o dirigente respondeu: “Nove meses é melhor”.

A reunião de dezembro ditou cortes na produção do crude para 1.200 mil barris de petróleo por dia assumindo a OPEP (11) o corte global de 800 mil por dia e os não OPEP os restantes 400 mil.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.