A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e seus parceiros decidiram estender o período de cortes voluntários aprovado em dezembro de 2018 por mais nove meses, o que estende esse tempo até março de 2020.
Os presentes na reunião decidiram também prorrogar o mandato do secretário-geral da organização, Mohammed Sanusi Barkindo, por mais três anos.
A 176ª conferência de ministros da OPEP decorre entre 1 e 2 de julho, na cidade de Viena, na Áustria, num contexto de guerra comercial entre a China e os Estados Unidos e uma desaceleração económica global.
O ministro dos Recursos Minerais e Petróleos de Angola, Diamantino Azevedo, demonstrou apoio a extensão do prazo de corte na produção de petróleo fixado pela OPEP.
Questionado pela imprensa sobre se entre cinco e nove meses qual a era o melhor prazo para a extensão do corte, o dirigente respondeu: “Nove meses é melhor”.
A reunião de dezembro ditou cortes na produção do crude para 1.200 mil barris de petróleo por dia assumindo a OPEP (11) o corte global de 800 mil por dia e os não OPEP os restantes 400 mil.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com