Ordem dos Advogados com nova solução de voto eletrónico

A consultora portuguesa AskBlue implementou uma solução avançada de voto eletrónico, com base no produto Scytl Online Voting para as eleições do Congresso.

Cristina Bernardo

A consultora portuguesa AskBlue implementou uma solução pioneira de voto eletrónico para as eleições do Congresso da Ordem dos Advogados (OA) para facilitar o acesso a partir de qualquer dispositivo: computador, tablet ou smartphone. Logo, visa também estimular a participação nacional dos cerca de 30 mil advogados no escrutínio, uma vez que é um processo que costuma ser realizado presencialmente.

A inovação tecnológica em causa é suportada pelo produto Scytl Online Voting, uma tecnologia de voto eletrónico que já foi utilizada em países como os Estados Unidos da América, o Canadá, o Reino Unido, a França ou a Alemanha.

“A utilização da solução foi uma agradável surpresa, pela facilidade e adesão registada ao voto eletrónico. Foi uma excelente experiência e permitiu prepararmo-nos melhor para que as próximas eleições dos órgãos sociais venham a ser um sucesso ”, afirmou Guilherme Figueiredo, bastonário da OA.

A plataforma agrega sete assembleias de voto com listas distintas de candidatos, sendo que a sua segurança deve-se seu protocolo criptográfico patenteado (chaves criptográficas digitais privadas). Segundo Ana Rosado, partner da AskBlue, “o voto eletrónico tem o forte potencial de aproximar cidadãos e organizações, contribuindo para sociedades mais inclusivas e esclarecidas”.

Já Filipe Castro, diretor de vendas da Scytl, considera que este foi um projeto inovador “sem paralelo no setor da advocacia em Portugal”. “Acreditamos que é uma solução pioneira e com inúmeras possibilidades de crescimento em Portugal, nos mais variados setores de atividade”, acrescentou.

Através de um recibo de votação, os eleitores podem verificar, de forma anónima, se o seu voto foi registado pelo sistema Scytl Online Voting, auditado e certificado por vários governos a nível mundial.

Ler mais
Relacionadas

Congresso reuniu 600 advogados. Bastonário assegura que é “prova da unidade”

A reunião magna, organizada pela Ordem dos Advogados, realizou-se entre os dias 14 e 16 de junho, na cidade de Viseu, e contou com a presença do Presidente da República e de membros do Governo
Recomendadas

Ageas Portugal adquire o edifício Expo Tower no Parque das Nações

A assessoria da Ageas ficou a cargo da Cushman & Wakefield na análise comercial, da Vieira de Almeida na componente jurídica e negociação e pela KPMG como consultor financeiro e fiscal.  Os Fundos geridos pela Anchorage Capital Group foram assessorados pela CBRE, pela Morais Leitão, pela Ernst & Young e NPN – Neves, Pinheiro, Neves & Associados.

PremiumAbreu, Miranda e VdA assessoram projeto de GNL em Moçambique

O trio de escritórios esteve envolvido no processo de financiamento ao projeto de gás natural liquefeito, com firmas das suas redes em África.

Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados lança campanha de sensibilização para a importância da profissão

A iniciativa entra agora numa nova fase que permite que os advogados comuniquem as situações onde, durante o exercício do mandato conferido pelos seus clientes, os seus direitos e dignidade foram alvo de ataques ao livre exercício da sua atividade.
Comentários