A Organização Mundial do Turismo (OMT) e o grupo Sommet Education estabeleceram uma parceria para entregar 30 bolsas de estudo para programas de formação a nível global a quem quiser ascender na carreira ou a quem pretender mudar o percurso profissional, apostando na recuperação e impulsionamento do setor do turismo.
Com o setor parado desde meados de março, mês em que a pandemia levou os países a colocarem-se em confinamento, a competição lançada por estas instituições pretende identificar novas ideias, abordagens e rostos que tenham como objetivo acelerar a recuperação do meio, promovendo a inclusão e sustentabilidade no setor, de forma a reinventar o que será a hotelaria no futuro pós-Covid.
Os critérios de seleção para a bolsa de estudo incluem o grau de disruptividade, maturidade do projeto e potencial de implementação, bem como viabilidade, escala, nível de digitalização, sustentabilidade e poder para atrair o interesse de investidores.
A competição terá foco em quatro categorias diferentes, indo das viagens de luxo, bens e serviços, hotéis e serviços relacionados com pequenos a médios empreendimentos e empresas familiares, alimentação bebidas, com foco em restaurantes, catering, serviços de entrega e retail, bem como imóveis inteligentes, com pequenas a médias propriedades e empresas familiares.
“O setor turístico é uma fonte de emprego para muitos milhões. Os empregos no turismo proporcionam oportunidade, empoderamento e igualdade, inclusive para as mulheres, os jovens e pessoas que vivem em comunidades rurais”, aponta Zurab Pololikashvili, secretário-geral da OMT.
“Este momento de reabertura é o momento certo para repensar a hotelaria e identificar e implementar novas ideias para tornar o setor mais inclusivo e sustentável. Esta competição da OMT fará exatamente isso”, destaca.
“Esta crise dá-nos a oportunidade de conciliar visões do mundo que estavam em oposição há muito tempo e inventar a hotelaria do amanhã. Acreditamos que a formação é a base de um mundo mais hospitaleiro”, sustenta o chief executive officer da Sommet Education, Benoit-Etienne Domenget. “Oferecer bolsas de estudo é uma contribuição para a recuperação do setor, acelerando o desenvolvimento de pessoas talentosas com visões criativas, apoiando novas abordagens com o objetivo de renovar a área da hotelaria”, acrescenta.
A competição a estas bolsas inicia-se hoje e tem o fim marcado para o final do mês de agosto. Os 30 finalistas serão selecionados por uma rede internacional de investidores, empresários e especialistas da OMT, aliados estratégicos e representantes da Sommet Education.
Os finalistas são elegíveis para bolsas integrais em 15 programas diferentes em Gestão Hoteleira, Culinária e Pastelaria, incluindo Bacharelados, Mestrados e MBAs, oferecidos nas instituições académicas que integram o grupo Sommet Education.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com