A remodelação da Junta das Missões Geográficas e de Investigação Colonial em 1945 (este organismo tinha sido criado em 1936 para substituir a antiga Comissão de Cartografia) terá permitido uma maior abertura e liberdade a quem se dedicava aos “estudos relativos ao conhecimento puro do homem e da natureza”, algo que contrariava a política nacional, mas que se devia à uma vontade clara de desenvolver economicamente os territórios ultramarinos.
Uma das pessoas que pôde usufruir dos generosos subsídios e escassa ou mesmo inexistente censura da Junta foi o geógrafo Orlando Ribeiro, que chegou a afirmar que “Nem todos os organismos que dependem dela [Junta] escaparam à farfalhice erudita e patriótica mas (…) apareceram trabalhos fundamentais para o conhecimento histórico, geográfico e etnológico do Ultramar.” Assim, os seus trabalhos de campo em África e as publicações que deles resultaram, mesmo os considerados mais “atrevidos”, não sofreram de censura (ainda que tenham sofrido de algum atraso).
Este seu livro, “A Colonização de Angola e o Seu Fracasso”, o último que escreveu, compila uma série de textos dedicados directa ou indirectamente a Angola, resultado de uma vida de estudo e reflexão. A contextualização e a comparação remetem amiúde para uma visão e conhecimento do mundo que são bem demonstrativos da enorme qualidade científica de Orlando Ribeiro, que tão bem soube unir a História à Geografia e à Antropologia.
Orlando Ribeiro (1911 – 1997) foi Director do Centro de Estudos Geográficos de Lisboa e Doutor Honoris Causa pelas universidades do Rio de Janeiro, Bordéus, Coimbra, Madrid e Paris (Sorbonne). Considerado o fundador da geografia moderna portuguesa, percorreu Portugal numa carrinha 4L e numerosos lugares espalhados ao longo do Atlântico, estudando e dando a conhecer Portugal e as ex-colónias. Sempre munido da sua Leica, fotografava tudo e anotava e desenhava em cadernos de campo. O seu livro “Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico” é das obras mais marcantes do século XX português.
A sugestão de leitura desta semana da livraria Palavra de Viajante
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com