[weglot_switcher]

Os números que ligam a economia portuguesa à angolana

Apesar dos incidentes diplomáticos que têm atrapalhado as relações entre Portugal e Angola, as trocas comerciais entre os dois países têm-se mantido de boa saúde.
22 Novembro 2018, 07h27

1.045,6 milhões de euros em exportações 

As exportações de bens de Portugal para Angola atingiram, no ano passado, os 1.045,6 milhões de euros. Em comparação o período homólogo, registou-se um crescimento de 19% nos bens vendidos por Portugal a Angola. No primeiro semestre deste ano, as exportações chegaram aos 874,3 milhões de euros.

278,9 milhões de euros em importações

No ano passado, as importações atingiram os 278,9 milhões de euros, o que representou um decréscimo de 34% face ao ano anterior. Entre janeiro e junho deste ano, as importações chegaram aos 494 milhões de euros.

Angola como 8.º principal cliente de Portugal

Nos seis primeiros meses do ano, Angola foi o 8.º principal cliente de Portugal. Ao todo, as trocas comerciais entre os dois países representaram 2,51% das exportações totais portuguesas. Os medicamentos, bem como os vinhos e materiais de construção lideram as exportações de Portugal para Angola.

Angola é o 15.º fornecedor de bens português

Angola não consta no top 10 dos principais fornecedores de bens a Portugal. Ainda assim, Angola ocupa uma cómoda posição, enquanto 15.º fornecedor de bens a Portugal. Em termos percentuais, Angola representa 1,13% das importações portuguesas. Os combustíveis minerais são os bens mais importados por Portugal a Angola.

5.838 empresas portuguesas em Angola

Apesar da tendência acentuadamente decrescente que se tem vindo a registar nos últimos anos, em 2017, havia em Angola 5.838 empresas portuguesas a operar no país. Em apenas cinco antes, saíram do país 3.559 empresas.

Crescimento médio anual de 2,8%

Desde 2013, o crescimento médio anual de Angola foi de 2,8%. Para o período 2018-2022, projeta-se que a economia angolana cresça a uma média anual de 2,7%. Entre 2003 e 2008, a taxa média de crescimento da economia fixou-se em mais de 12% ao ano, impulsionada pelo aumento da produção petrolífera. No entanto, o impacto da crise financeira global e uma quebra na produção petrolífera provocaram um abrandamento significativo do crescimento económico angolano.

Petróleo representa cerca de 50% do PIB angolano

Angola é um país rico em recursos naturais, com destaque para o petróleo. O ‘ouro negro’ representa cerca de 50% do PIB, mais de 70% da receita e cerca de 90% das exportações. Portugal importou, entre janeiro e junho deste ano, 481,8 milhões de euros em combustíveis minerais. Este montante representa 97,5% das importações de Portugal a Angola.

Mais de 50% dos produtos alimentares angolanos são importados

Apesar de a agricultura de subsistência constituir o principal recurso para a maioria da população angolana, mais de 50% dos produtos alimentares consumidos são importados. Nos seis primeiros meses do ano, Angola pagou a Portugal 130,7 milhões de euros pela compra de produtos agrícolas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.