Países da lusofonia e China assinam protocolo de cooperação no ensino superior

Na declaração conjunta é firmado um compromisso que visa promover a cooperação na mobilidade e no apoio às indústrias inovadoras e criativas entre o ensino superior da lusofonia e o da China.

São mais de 70 instituições do ensino superior da lusofonia e da China que assinaram este sábado uma declaração conjunta na qual firmam um compromisso que visa promover a cooperação na mobilidade e no apoio às indústrias inovadoras e criativas.

A declaração conjunta marcou o encerramento da 1.ª edição do Fórum dos Reitores das Instituições do Ensino Superior da China e dos Países da Língua Portuguesa, organizada pelo Gabinete de Apoio ao Ensino Superior de Macau, a Universidade de Macau e a Universidade de São José.

No texto disponibilizado à agência Lusa no final da cerimónia de encerramento, os responsáveis acordam em “incentivar a cooperação das indústrias inovadoras e criativas”, tanto na China continental e nas regiões administrativas especiais de Macau e de Hong Kong, como nos países lusófonos.

A intenção, pode ler-se na declaração, passa por acelerar “os processos de cooperação comercial global entre os mercados emergentes dos países/regiões envolvidos”.

Entre os países de língua portuguesa, o compromisso foi assinado por representantes de universidades e politécnicos de Portugal, Angola, Moçambique, Timor-Leste e Brasil.

A declaração tem mais três pontos nos quais se define o âmbito da cooperação: promover Macau “como centro de intercâmbio cultural”, desenvolver a mobilidade de estudantes e profissionais, bem como “reforçar o planeamento conjunto, a longo prazo (…), no âmbito da iniciativa [chinesa] “Uma Faixa, Uma Rota”, de acordo com as necessidades de desenvolvimento das diversas partes envolvidas, e promover a cooperação nas áreas da educação, da cultura e do desenvolvimento económico”.

Ler mais
Recomendadas

M1lhão: Combinação vencedora do concurso 03/2020

O prémio, no valor de um milhão de euros, saiu no distrito de Lisboa.

Tempestade “Glória” chega a Portugal no domingo com rajadas de vento de 110 quilómetros por hora

O tempo seco, associado a uma “descida generalizada” das temperaturas, voltará no domingo e estende-se durante o início da próxima semana, com vento por vezes forte na faixa costeira ocidental e rajadas até 110 quilómetros/hora nas terras altas.

Benfica chega ao mundo dos esports e contrata “melhor jogador brasileiro da atualidade”

A chegada do SL Benfica ao mundo dos esports era há muito aguardada. Surge agora o anuncio oficial com a contratação de Zézinho, considerado pelo clube das águias como “o melhor jogador brasileiro [de fifa] da atualidade”.
Comentários