[weglot_switcher]

Papeleiras e CTT impulsionam PSI 20

Em Lisboa, catorze empresas cotadas valorizam, duas desvalorizam e duas negoceiam sem variação.
2 Dezembro 2019, 09h05

O principal índice bolsista português (PSI 20) soma 0,38%, para 5.147,13 pontos, em linha com as principais praças europeias esta segunda-feira, 2 de dezembro. Em Lisboa, catorze empresas cotadas valorizam, duas desvalorizam e duas negoceiam sem variação.

A bolsa nacional é impulsionada pelos ganhos das papeleiras Altri (1,15), Semapa (0,88%) e Navigator (0,63%), dos CTT (1,24%) e do BCP (0,46%). Em contraciclo, negoceia a Sonae Capital.

Destaque para o BCP, liderado por Miguel Maya, cuja ação “atravessa uma forte correção, que em parte se prende com um recuo natural do sector e com a sua exposição à Polónia”, apontam os analistas do BPI.

Entre as principais congéneres europeias, o sentimento também é positivo. Os investidores reagem ao facto de a China ter revealado que a atividade industrial subiu em novembro, excedendo as expectativas. A China, que é uma das duas maiores economias do mundo tem dado sinais de abrandamento devido ao conflito comercial com os Estados Unidos, um conflito que se tem revelado um factor de pressão sobre as bolsas mundiais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.