Conferência sobre visão estratégica para o agroalimentar transmitida pela JE TV

O ciclo de conferências “Conhecer para Decidir, Planear para Agir” é promovido pela Lusomorango, a maior organização de produtores portuguesa do sector das frutas e legumes, e pela Universidade Católica Portuguesa, numa iniciativa de que o Jornal Económico é media partner.

A segunda conferência para a concretização de uma visão estratégica para o agroalimentar em Portugal realiza-se quarta-feira, 31 de março, tendo por tema “Competitividade Alimentar e Equilíbrio na Cadeia de Valor” e que contará com a presença do secretário de Estado da Agricultura e Alimentação.

O ciclo de conferências “Conhecer para Decidir, Planear para Agir” é promovido pela Lusomorango, a maior organização de produtores portuguesa do sector das frutas e legumes, e pela Universidade Católica Portuguesa, numa iniciativa de que o Jornal Económico é media partner.

As conferências realizam-se semanalmente, todas as quartas-feiras, até 14 de abril, e são transmitidas pela plataforma multimédia da JE TV (www.jornaleconomico.pt). A emissão desta segunda conferência terá início às 16h00.

O objetivo desta iniciativa é “contribuir com uma visão estratégica global, integrando na reflexão toda a cadeia de valor agroalimentar nas várias perspetivas geográficas”, explica ao JE o presidente do conselho de administração da Lusomorango, Luís Pinheiro.

A próxima conferência contará com uma intervenção de fundo de Filipe Santos, da Universidade Católica, e com a apresentação de um caso de estudo por Pierre Silva, da empresa de distribuição Lidl.

A conferência incluirá, também, uma mesa-redonda em que participarão Carlos Nunes Pinto, do AICEP; Daniel Soares, da Interfel; Russel Allwell, da Driscoll’s EMEA; e João Confraria, da Universidade Católica. A moderação estará a cargo de Ricardo Santos Ferreira, editor do JE.

O comentário final está a cargo do antigo secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira.

Ler mais
Relacionadas

Presidente do INIAV: “Desafios que temos pela frente são muito grandes mas também constituem grandes oportunidades”

“Portugal será dos países da União Europeia mais atingido pelas alterações climáticas. Vamos ter de produzir alimentos num contexto em que vamos ter fenómenos mais extremos e mais pragas e doenças nas plantas e animais. Isso torna o desafio maior”, apontou Nuno Canada.

Sector agroalimentar cresceu durante a pandemia em contraste da economia portuguesa

Numa altura em que Portugal perdeu 10% em exportações, o sector agroalimentar mostrou resiliência, tendo registado um aumento de 2,5%. “Demonstrou uma enorme resiliência e capacidade de superação”, afirmou o presidente da Lusomorango no arranque da primeira conferência do ciclo “Conhecer para Decidir, Planear para Agir”, na qual o Jornal Económico é ‘media partner’.

“Agroalimentar vai ser um pilar da recuperação económica”, destaca presidente da Lusomorango

Nesta “Fast Talk” do JE, Luís Pinheiro explicita desafios com que o agroalimentar se defronta, como a gestão dos recursos hídricos e a necessidade de uma ligação ferroviária à rede europeia. Esta quarta-feira, não perca o início do ciclo de conferências dedicado a contribuir para a concretização de uma visão estratégica para o agroalimentar em Portugal, numa iniciativa de que o Jornal Económico será media partner.
Recomendadas

Frulact adquire negócio da produtora IFF para expandir negócios para o Norte e Centro da Europa

Ao adquirir as unidades produtivas e plataformas da IFF na Alemanha, Suíça e França, o grupo com sede em Portugal irá aumentar a sua presença produtiva global de cinco para sete países e reforçar a atividade em França, chegando, com os seus produtos, a mais de 40 países

CAP quer trabalhadores testados e autorizados a regressar às explorações em Odemira

“É imprescindível que seja instituído um mecanismo fiável de testagens que permita a circulação de proprietários e de trabalhadores para efeito de acesso às produções agrícolas, mediante apresentação de comprovativo de teste negativo para a covid-19”, afirmou o presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira.

Governo apresenta apoios extraordinários para sector do vinho na sexta feira

O Governo vai apresentar, na sexta-feira, um pacote extraordinário de apoios para o sector do vinho, face ao impacto da pandemia de Covid-19, estando a avaliar a possibilidade de um aviso para a destilação de crise.
Comentários