Partido Democrático cede e aprova Conte como primeiro-ministro

As conversas, que permanecem tensas entre a ‘coligação’, estavam em risco de colapsar. Cenário de eleições antecipadas é afastado com PD a confirmar esta quarta-feira que Salvini sai da corrida para o cargo de primeiro-ministro.

Apesar das negociações continuarem tensas, os partidos Movimento 5 Estrelas e Partido Democrático já conseguiram alguns avanços nas conversações e colocaram Giuseppe Conte na linha da frente para o cargo de primeiro-ministro.

O líder do PD, Nicola Zingaretti, informou esta quarta-feira o presidente italiano Sergio Mattarella sobre um princípio de acordo para governar com o Movimento 5 Estrelas, um governo liderado por Giuseppe Conte. Este avanço nas negociações ocorreu, esta quarta-feira, arrefecendo a hipótese de convocarem eleições antecipadas, noticia a Reuters.

“Decidimos concordar com Conte como primeiro-ministro porque era isso que o Movimento 5 Estrelas queria”, informou o chefe do PD, Nicola Zingaretti, em declarações aos jornalistas.

Os dois partidos ainda não chegaram a um acordo sobre os restantes cargos, nem revelaram uma agenda política comum, faltando apenas algumas horas até ao fim do prazo para chegarem a acordo. O chefe de Estado pediu-lhes, porém, para comunicarem sobre o estado das negociações até ao final do dia. Se não conseguirem chegar a um acordo, Mattarella deverá nomear um governo interino e convocar eleições para outubro.

A 20 de agosto, Giuseppe Conte, anunciou a demissão, criticando o seu “vice” Matteo Salvini, a quem acusou de não permitir avançar com diversas matérias legislativas.

A queda do governo de coligação do Movimento 5 Estrelas e da Liga Itália teve consequências negativas para Matteo Salvini, que viu as intenções de voto na Liga caírem sete pontos percentuais. Segundo uma sondagem conduzida pela Tecnè na quarta-feira, 21 de agosto, horas depois de Conte entregar a demissão ao presidente Sergio Mattarella, o PD subiria três pontos para 25% e do Movimento 5 Estrelas com mais três pontos.

Recomendadas

Sondagem indica que Lula ganharia as eleições presidenciais brasileiras à primeira volta

O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva ganharia as eleições presidenciais na primeira volta se as eleições, marcadas para outubro de 2022, fossem realizadas hoje, de acordo com uma sondagem de opinião divulgada na quarta-feira.

Josep Borrel manteve encontro com ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão

O chefe da diplomacia da União Europeia diz que o regime de Teerão está interessado em regressar a Viena para continuar as negociações em torno do Acordo Nuclear de 2015.

Inteligência artificial traz ministro finlandês à Nova SBE

Visita de Ville Skinnari esta quinta-feira, 23 de setembro, decorre no âmbito da parceria para a disponibilização do curso Elements of AI em Portugal através da escola de negócios liderada por Daniel Traça.
Comentários