[weglot_switcher]

Partido Socialista pretende aumentar o complemento social de idoso e abono de família

Estas medidas fazem das promessas socialistas para a próxima legislatura e visam mitigar a desigualdade social, um dos quatro pilares do seu programa eleitoral e podem já ser consultadas no site do partido.
20 Junho 2019, 09h44

O Partido Socialista (PS) já definiu duas promessas para a próxima legislatura que passam pelo aumento do complemento social de idoso (CSI) e do abono de família, segundo revela o “Jornal de Notícias” esta quinta-feira, 20 de junho.

Estas medidas visam mitigar a desigualdade social, um dos quatro pilares do programa eleitoral socialista e podem já ser consultadas no site do partido. O programa será totalmente estruturado e assente em quatro desafios: a desigualdade, as alterações climáticas, a demografia e a sociedade digital.

Cada um destes tema vai ser alvo de uma convenção, que terá sempre lugar a um sábado (até ao próximo dia 6 de julho), sendo que serão colocadas online as respetivas promessas na quarta feira seguinte. No último sábado teve lugar, em Viseu, o debate sobre a desigualdade, pelo que esta quarta-feira perto da meia-noite o PS libertou online o referido projeto.

Dentro do tema da desigualdade existem ainda quatro áreas: “os rendimentos e erradicação da pobreza, a Educação e qualificação, a não discriminação e promoção da igualdade de género e a coesão territorial”, explicou João Tiago Silveira, coordenador do programa eleitoral do PS.

“É no âmbito dos rendimentos e erradicação da pobreza que surge o aumento do abono de família e do CSI”, avançou, explicando que “o novo limiar da linha de pobreza ainda será definido”, referiu.

O complemento social de idoso é a diferença entre a pensão recebida por um idoso e o valor que é definido para o limiar de pobreza. Em 2017, por exemplo, quem auferisse menos do que 5.607 euros por ano (467 euros por mês) estava abaixo desse limiar.

O Governo está atualmente a pagar, tendo em conta um limiar de pobreza de 5.258 (438 euros). Ou seja, concede um CSI que permita ao idoso auferir mensalmente este valor. Se tiver uma pensão de 200 euros, dará o restante até chegar aos 438 euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.