O que têm em comum uma Baronesa activista digital e promotora da igualdade de oportunidades, um professor de matemática que faz com que coisas complexas sejam acessíveis a todas as pessoas, a fundadora de um salão de estética que faz unhas artísticas, e um criador de efeitos visuais especiais?  Aparentemente muito pouco, mas na realidade têm algo de muito significativo em comum.  Todos são grandes empreendedores, inovadores e pensadores britânicos e vêm a Lisboa ao longo dos próximos meses partilhar a sua experiência com a comunidade criativa portuguesa.

Numa parceria entre a minha Embaixada, a Second Home Lisboa e o seu co-fundador Rohan Silva, e com o apoio do GREAT Britain Fund do nosso Governo, iniciámos na semana passada um ciclo de conversas e debates que pretendem criar pontes entre as comunidades criativas e empreendedoras do Reino Unido e de Portugal.

Este ciclo de conversas começou a 12 de Outubro  e deverá estender-se até ao início do próximo ano. A primeira convidada foi a Baronesa Martha Lane-Fox, empreendedora, filantropa e pioneira no desenvolvimento do comércio online, que nos veio falar da literacia tecnológica como meio para promover a igualdade de oportunidades e a diversidade de género.  Entre os próximos convidados estarão Marcus du Sautoy, professor de matemática na Universidade de Oxford; Solomon Rogers, CEO da Rewind e professor de animação digital; Sharmadean Reid, que lançou o seu primeiro projecto WAH Nails com o objectivo de promover o encontro entre a arte, estética e tecnologia; e Ben Morris, engenheiro de efeitos visuais especiais para a indústria cinematográfica.  Estas conversas e debates têm lugar na Second Home Lisboa no Mercado da Ribeira.

Todos sabemos que os nossos dois países estão unidos pela mais Antiga Aliança do mundo. Mas – como não me canso de salientar – é muito importante que esta aliança histórica seja também hoje uma Aliança Moderna. Portugal e o Reino Unido são duas economias inovadoras, criativas e viradas para o exterior, e é natural que procuremos partilhar experiências, conhecimentos e inspiração.  Nesta altura em que nos preparamos para sair da UE, pretendemos criar condições para novas parcerias e projectos inovadores, estabelecer ligações entre os mais empreendedores, talentosos e criativos nas nossas comunidades, ajudando assim a criar um futuro brilhante em comum e abrindo novas oportunidades de negócio e investimento.

A autora escreve de acordo com a antiga ortografia.