[weglot_switcher]

Passe Ferroviário Verde: poupanças anuais atingem 3.650 euros

Passe Ferroviário Verde (PFV) custa  20 euros por mês.
4 Outubro 2024, 18h45

O Governo apresentou hoje o Passe Ferroviário Verde (PFV), que custa  20 euros por mês e dá acesso a vários serviços da CP (Serviço Intercidades (2ª classe, com reserva), Serviço Regional, Serviço InterRegional, Serviços Urbanos de Coimbra, Lisboa e Porto fora da área abrangida por passes intermodais metropolitano).

O ministro das Infraestruturas Miguel Pinto Luz alertou hoje para a necessidade de fazer a marcação do lugar “24 horas antes” para o serviço Intercidade, na 2ª classe.

Nas simulações apresentadas pelo Governo e face ao uso de carro próprio, as poupanças anuais podem atingir os 3.650 euros, para um residente em Santarém que se desloque diariamente para trabalhar em Lisboa (com gastos mensais de 352 euros por mês, viagem dividida por 2 pessoas).

No caso de um trabalhador residente em Aveiro a trabalhar no Porto dois dias por semana (com gastos de 13 euros, por deslocação), as poupanças com o PFV atingem os 924 euros por ano, permitindo pagar o passe em duas viagens.

No caso de um residente que se desloque uma vez por semana do Entroncamento a Castelo Branco, a poupança anual do PFV atinge os 1.540 euros (tendo em contas custos de 160 euros por mês).

Já um estudante de Faro a residir em Lisboa com quatro viagens por mês para visitar a família ao fim de semana vai poupar 1.210 euros por ano com o PFV face a custos de 130 euros numa viagem de ida e volta (com custos partilhados entre 4 pessoas).

No Algarve, um residente em Albufeira que se desloque diariamente a Faro vai poupar 2.684 euros por anos, tendo em conta uma viagem de ida e volta com um custo de 264 euros por mês.

No caso de um residente em Beja que se desloca duas vezes por semana a Lisboa, as poupanças atingem 0s 3.036 euros por ano com o PFV, no caso de uma viagem de ida e volta com custos de 296 euros por mês.

No caso de uma família a viver em Lisboa, mas que regressa uma vez por mês a Braga, as poupanças atingem os 1.056 euros por ano, no caso de uma viagem de ida e volta com custos de 156 por mês.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.