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Pavilhão de Portugal na Expo 2025 Osaka recebe quase 30 mil visitantes nos primeiros três dias

Mais de 150 empresas, associações, autarquias, universidades, artistas e outras instituições participam na programação do Pavilhão de Portugal, revela a AICEP.
17 Abril 2025, 21h55

Quase trinta mil visitantes exploraram o Pavilhão de Portugal nos primeiros três dias de arranque da Expo 2025 Osaka, anuncia a
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

Situado na zona ‘Empowering Lives’, num lote com 1.836,75 m2, o Pavilhão de Portugal beneficia de uma localização estratégica: está perto do Pavilhão do Japão e encontra-se num espaço único de interação com o “Grand Ring” da Expo 2025 Osaka, uma das suas principais atrações.

“Além dos espaços expositivos, o restaurante e a loja despertaram o interesse dos visitantes, que quiseram provar os petiscos portugueses e levar uma recordação de Portugal”, diz a agência. A UMI, a mascote criada pelo Turismo de Portugal, foi outra das atrações, acrescenta.

A Expo 2025 Osaka decorre de 13 de abril a 13 de outubro deste ano.

O Dia de Portugal está marcado para 5 de maio, também o Dia Mundial da Língua Portuguesa, e contará com um vasto programa cultural, com destaque para uma exposição sobre Siza Vieira em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian e um concerto de homenagem a Amália Rodrigues com Camané, Ana Moura e Ricardo Ribeiro, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa. A cerimónia culminará com uma atuação de Dino D’Santiago, músico de origem cabo-verdiana e referência na música feita em Portugal, revela a AICEP.

Mais de 150 empresas, associações, autarquias, universidades, artistas e outras instituições participam na programação do Pavilhão de Portugal.

Segundo a AICEP, o autor do projeto do Pavilhão português, o arquiteto japonês Kengo Kuma, esteve presente no Pavilhão no dia da inauguração da Exposição mundial para falar com os visitantes. Destaque para os dois espaços expositivos que, durante 184 dias, vão apresentar ao mundo a histórica parceria de Portugal com o Japão – tendo como elo o oceano – e um segundo núcleo que destaca a urgência da proteção dos oceanos e o papel da tecnologia e inovação portuguesas para a sustentabilidade do planeta.

Segundo a mesma fontes, além de Kengo Kuma, estiveram presentes na abertura do Pavilhão o Embaixador de Portugal no Japão, Gilberto Jerónimo, e a Comissária-geral de Portugal para a Expo 2025 Osaka, Joana Gomes Cardoso. O Pavilhão de Portugal também já acolheu algumas Delegações internacionais, como foi o caso do Vice-Presidente de Timor-Leste, bem como governantes alemães e checos. A marcar o primeiro dia também esteve presente um primeiro grupo de portugueses.

“Haverá uma forte aposta na dimensão económica, cultural, turística e científica que releva o papel de Portugal na Economia Azul com o objetivo de aumentar a notoriedade de Portugal no mundo, ampliando o seu reconhecimento como um país moderno, tecnologicamente inovador, com uma economia aberta que aposta na sustentabilidade junto de potenciais parceiros económicos, clientes e investidores”, afirma a Comissária-geral de Portugal para a Expo 2025 Osaka, Joana Gomes Cardoso. A participação de Portugal na Expo 2025 Osaka é coordenada pela AICEP em articulação com o Turismo de Portugal.

Dedicado ao tema “Oceano, Diálogo Azul”, o Pavilhão de Portugal convida os visitantes a mergulhar e a descobrir o Oceano, levando, de forma metafórica, um pedaço de Oceano para a Expo 2025, e integrando, na sua composição, 9.972 cordas suspensas e redes recicladas para criar um efeito perene e exposto aos elementos naturais como o sol e o vento.

UMI, a mascote oficial criada pelo Turismo de Portugal, é um cavalo-marinho, sendo outro símbolo que combina a ligação entre Portugal e o Japão através do oceano (Umi, em japonês), um elemento que permitiu que Portugal e o Japão se ‘encontrassem’ há quase 500 anos, e criassem uma profunda ligação histórica e cultural mantendo há séculos uma relação de cooperação sólida.

Mas UMI envolve também uma mensagem de consciência ambiental e responsabilidade global: convida os visitantes da Expo a refletirem sobre a preservação dos oceanos e a importância do estabelecimento de parcerias internacionais na construção de um futuro mais sustentável e inclusivo, assumindo-se como um importante elemento de interação junto do público que visita o Pavilhão de Portugal.

 

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