A Paypal anunciou que passará a permitir aos seus clientes comprar, vender e deter criptomoedas nas suas carteiras digitais e que poderão também utilizá-las para pagamentos. Mas a Paypal esclarece que os mais de 26 milhões de vendedores que usam a plataforma de pagamentos não irão receber moedas virtuais, dado que serão convertidas previamente para uma moeda convencional como o dólar ou o euro. Ou seja, ainda não é desta que o meio de pagamento serão criptoativos.

Com esta decisão, a Paypal pretende fazer parte do ecossistema das moedas digitais, preparando-se para integrar as novas iniciativas que se perfilam no horizonte. É cada vez mais certo que os bancos centrais irão emitir moedas digitais no médio prazo, podendo ou não utilizar soluções que envolvam blockchain. Também as empresas deverão fazer algumas tentativas de emissão de moedas próprias, num processo que pretende diminuir a fricção nos pagamentos, mas também captar uma parte do valor que hoje reverte sobretudo a favor dos bancos e emissores de cartões.

O mercado mostra-se animado com as notícias. O preço das criptomoedas tem sido suportado pela menor aversão global ao risco e, com esta notícia, a bitcoin atingiu níveis que não eram vistos desde julho de 2019, acima de $12 500.