[weglot_switcher]

PCP anuncia candidatura do eurodeputado João Ferreira às eleições presidenciais

O nome de João Ferreira foi “aprovado por unanimidade” na reunião deste sábado do comité central do PCP para “dar voz ao projeto e valores de Abril” e defender “o regime democrático e o projeto de desenvolvimento” previstos na Constituição da República. O eurodeputado vai formalizar a candidatura na próxima quinta-feira, dia 17.
12 Setembro 2020, 19h06

O Partido Comunista Português (PCP) anunciou este sábado a candidatura do eurodeputado comunista João Ferreira à Presidência da República. O nome de João Ferreira foi “aprovado por unanimidade” na reunião do comité central do PCP para “dar voz ao projeto e valores de Abril” e defender “o regime democrático e o projeto de desenvolvimento” previstos na Constituição da República.

“Sobre as eleições presidenciais de 2021, o PCP concretiza agora as suas grandes linhas e objetivos e anuncia agora a candidatura de João Ferreira, membro do comité central, reafirmando que esta será uma candidatura para dar voz ao projeto e valores de Abril, à defesa dos direitos dos trabalhadores e do povo e à afirmação da igualdade e justiça sociais, de soberania e independência nacionais”, anunciou o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa.

Jerónimo de Sousa referiu-se a João Ferreira como “alguém comprometido na palavra e nos atos com a lei fundamental do país e como o regime democrático e o projeto de desenvolvimento que dela emana”. “Esta é uma candidatura e um candidato que estará agora onde sempre esteve e onde faltaram os Presidentes da República: junto dos trabalhadores e do povo, nas suas lutas pelos seus legítimos direitos, interesses e aspirações”, assegurou.

O secretário-geral do PCP disse ainda que a candidatura de João Ferreira, de 41 anos, ao Palácio de Belém será “a candidatura de todos os democratas e patriotas, de todos os trabalhadores, de todos os homens e mulheres que lutam por um Portugal mais justo, soberano e desenvolvido” e por um “projeto libertador e emancipador de Abril”.

Para o PCP, as próximas eleições presidenciais “revestem-se da maior importância para o enquadramento nacional e internacional em que decorrem e pelas funções e o papel do Presidente da República na vida nacional”.

“O mandato do atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para lá do seu ativismo, é marcado pelo seu empenhamento no processo de rearrumação de forças posto em causa para branquear o PSD, a política de direita e as suas responsabilidades e reabilitá-los politicamente e reconduzi-lo para um papel de cooperação intensa com o PS, que procura assegurar as condições para a chamada política de ‘bloco central'”, referiu.

O eurodeputado, que está no Parlamento Europeu desde 2009 e é, ao mesmo tempo, vereador do PCP na Câmara Municipal de Lisboa, vai formalizar a candidatura na próxima quinta-feira, dia 17.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.